Home > évora 

Museu Histórico de Carruagens

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se no Páteo de S. Miguel, Cidade de Évora, região do Alentejo, Centro de Portugal
 
Antigo celeiro do Cabido da Sé de Évora, o edifício que acolhe a Coleção de Carruagens que foi adquirido por Vasco Maria Eugénio de Almeida em 1959 com o objetivo de o integrar no conjunto edificado do Páteo de São Miguel e de para aí transferir provisoriamente a sede da Sociedade Recreativa e Dramática Eborense que durante décadas ocupará os salões nobres do Paço de São Miguel.

A Coleção de Carruagens reúne as atrelagens e utilitários de viagem que se encontram ao serviço da Casa Eugénio de Almeida entre a segunda metade do século XIX e os primeiros anos do século XX, e foi aberto ao público desde 1998 e objeto de requalificação entre 2011 e 2012.

Adquiridas aos principais fabricantes da Europa, as carruagens chegavam a Lisboa em veleiros e barcos a vapor prontas a usar ou a montar no destino, peça a peça.

O requinte luxuoso dos acabamentos, a elegância na apresentação dos cavalos,também eles importados de França, Antuérpia ou Inglaterra, o detalhe laborioso dos arreios e utensílios de atrelagem, o aprumo do cocheiro e do trintanário, ou os custos associados à aquisição e manutenção das carruagens constituíam nos ambientes citadinos do século XIX uma manifestação clara do estatuto social dos seus ocupantes.

A família Eugénio de Almeida radicada em Lisboa movia-se em carruagens para fazer as suas viagens sociais.

A partir do final do século XIX, e dos primeiros anos do século XX, a utilização de carruagens começa a ser progressivamente substituída pelo automóvel que era mais confortável e mais rápido.

No caso da família Eugénio de Almeida a transição entre os dois mundos começa em 1907 com a aquisição do primeiro automóvel.

As cocheiras de cavalos localizadas no Parque de Santa Gertrudes parte integrante do Palácio de São Sebastião da Pedreira em Lisboa sofrem então as primeiras obras de adaptação de modo a serem convertidas em “gare de automóveis” enquanto as “ultrapassadas” carruagens através da via caminho-de-ferro vão para as propriedades da família em Évora.

As carruagens da família sempre foram preservadas em bom estado assumindo-se a importância da sua conservação e restauro, o que nos permite em pleno século XXI apreciar esta coleção na Fundação Eugénio de Almeida.

O conjunto arquitetônico do Pátio de São Miguel inclui: o Paço dos Condes de Basto, o Arquivo e Biblioteca Eugénio de Almeida, o Museu de Carruagens e a Ermida de S. Miguel (sendo ainda a sede da Fundação Eugénio de Almeida).

O Museu é composto por 2 salas que apresentam uma coleção de carruagens bem conservadas, selas, algumas lembranças da família, e alguns artefatos que compõem o museu.