Home > évora 

Museu do Relógio

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se na rua de Serpa Pinto 6, Cidade de Évora, região do Alentejo, Centro de Évora
 
No ano de 1972 quando António Tavares d''''Almeida (1948-2012) o principal dinamizador deste espaço herdou dos seus avós três relógios de bolso avariados, a partir daí este coleccionador procurou relógios por todo o mundo com vista ao restauro e ao aumento do espólio.

A partir de 1995 abre a sua colecção ao público, e desde então perto de 400 relógios avariados foram doados ao Museu que com a colaboração dos seus Mestres relojoeiros são recuperados e mostrados ao público, e em Dezembro de 2011 deu-se a expansão do espólio com a abertura do Pólo de Évora.

O seu filho Eugénio, atual diretor do Museu continua a difundir a marca Museu do Relógio através de parcerias, novas exposições e com a expansão dos Amigos do Museu.

Eugénio pretende incrementar o espírito de colecionismo através de exposições e eventos temáticos de forma a valorizar também o acervo e memória do Museu.

No espólio do Museu constam mais de 2.300 peças, todas mecânicas e datadas desde 1630 até aos dias de hoje, contando com exemplares de bolso, pulso, sala, entre outros.

Uma das salas de exibição é dedicada ao relógio de origem nacional onde temporariamente decorrem exposições temáticas.

Sedeado no Convento do Mosteirinho em SERPA (100 km a sul de Évora), uma construção manuelina do séc. XVI, o Museu ocupa dez salas com a famosa tijoleira alentejana em contraste com o branco das paredes e abóbadas caiadas.

O Museu oferece ainda um pequeno jardim, um bar e uma biblioteca com mais de 600 livros temáticos.

O Museu do Relógio disponibiliza todos os serviços dos seus prestigiados Mestres-Relojoeiros no restauro ou reparação de qualquer relógio.

A sua conceituada Oficina de Restauro trabalha não só em relógios de bolso e pulso mas também em relógios de sala e parede.

O Museu e os seus Mestres orgulham-se da confiança dada por centenas de exigentes colecionadores de Portugal, Espanha, França, Alemanha e Holanda no restauro ou recuperação das suas estimadas peças.

Na Loja do Museu pode apreciar vários artigos, produtos diferentes, e peças de colecção onde se destacam os relógio mecânicos idealizados e produzidos anualmente pelo Museu do Relógio.

O Museu do Relógio desde 1999 desenha e produz relógios mecânicos com a sua marca em parceria com as manufacturas Alemã e Russa, e estes são feitos com o maior controle de qualidade com o objetivo de satisfazer os mais exigentes colecionadores e interessados. A partir de agora diversos modelos de pulso e bolso surgiram para exclusividade dos “Amigos do Museu" e dos seus visitantes.
A Classificação do Pólo de Évora como Património da Humanidade pela UNESCO
 
Em Évora, a coleção está no Museu do Relógio – Pólo de Évora, sedeado no nobre Palácio Barrocal junto à famosa Praça do Giraldo é considerado Património da Humanidade pela UNESCO.

Estas são algumas das razões que tornam ambos os espaços acolhedores para uma agradável visita.