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Ponte RodoFerroviária de Viana do Castelo mais conhecida como "Ponte Eiffel" é uma estrutura que transporta a Linha do Minho e a Estrada Nacional 13 sobre o Rio Lima junto à cidade de Viana do Castelo, Norte de Portuga
A Ponte Eiffel liga a freguesia de Santa Maria Maior na cidade de Viana do Castelo a Darque no sítio do Cais Novo no concelho e Distrito de Viana do Castelo
A Ponte Eiffel (ponte rodoferroviária), que faz a travessia do rio Lima, entre Viana do Castelo e Cais Novo (Darque), foi concebida por Gustavo Eiffel e inaugurada em 30 de Junho de 1878.
Uma ponte rodoferroviária que cruza o Rio Lima em Viana do Castelo permitiu um melhor transporte de pessoas e mercadorias que no início do século XIX era feito por uma outra ponte mais rudimentar ou por transporte fluvial.
A ponte possui um comprimento total de cerca de 645 m, sendo considerada pelas suas dimensões, como uma obra monumental, é composto por dois tabuleiros metálicos, sendo o superior rodoviário e o inferior ferroviário, que têm uma extensão de 562 m, e estão divididos em 10 tramos contínuos de vigas rectas, utiliza vigas de rótula múltipla, o vão mínimo entre dois pilares é de 46,08 m, e um símbolo da arquitetura do Ferro em Portugal.
No ano de 1936, a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses fez grandes obras de reparação nesta ponte.
No final do Século XX, foi alvo de grandes obras de beneficiação como parte de um programa da empresa Caminhos de Ferro Portugueses para reabilitar as suas pontes metálicas, e permitir que continuasse em serviço como a instalação de cabos de pré-esforço às estruturas metálicas.
Em 2007, toda a estrutura recebeu uma grande intervenção de reabilitação, que durou quase dois anos e que custou 15 milhões de euros.
A intervenção aumentou a largura do tabuleiro de 6,88 metros para oito metros, seis dos quais para a faixa de rodagem e os restantes para dois passeios de um metro de largura cada.
Em 2014, a travessia foi alvo de uma empreitada de substituição integral do piso do tabuleiro rodoviário que se encontrava “totalmente esburacado”.
No ano de 2016 a última intervenção realizada na ponte centenária foi realizada para a substituição dos aparelhos de apoio da travessia rodoferroviária sobre o rio Lima.
A Classificação da Ponte Eiffel de Viana do Castelo
Em Outubro de 2020, a Direção-Geral do Património Cultural propôs a classificação da ponte como Monumento Nacional.