O nosso website usa cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar, está a consentir a utilização de cookies.
Saiba Mais
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se na Rua de Viana, Cidade e concelho de Viana do Castelo, Norte de Portugal
A Casa dos Nichos é um edifício do século XV recentemente recuperado para acolher uma área expositiva onde pode ser visto parte do espólio arqueológico do concelho com destaque para o período da Pré-história, Idade do Ferro e Romanização.
O visitante tem ao dispor meios multimédia para aceder a informação sobre o património concelhio, como a citânia de Santa Luzia, as sepulturas medievais de Santa Maria de Geraz do Lima ou as gravuras rupestres de Carreço.
A Casa dos Nichos é um edifício do século XV que foi recentemente restaurado com o objetivo de abrigar uma área de exposições.
No museu o visitante pode conhecer uma parte dos vestígios arqueológicos do concelho desde a pré-história à formação da nacionalidade portuguesa (séc. XII, XIII) e até mesmo o aspecto da vila de Viana.
O Museu possui uma forte vertente pedagógica onde existe um espaço multimídia que permitirá aos visitantes aceder ao conhecimento do património da freguesia através da utilização de uma gama de multimédia.
A Casa dos Nichos, situada na Rua de Viana, é uma das mais antigas casas do centro histórico de Viana.
É um edifício do século XV recuperado para instalar um núcleo dedicado à arqueologia de Viana do Castelo.
O espaço tem uma área expositiva onde pode ser visto parte do espólio arqueológico do concelho desde a pré-história à formação da nacionalidade (Século XII-XIII) e ainda o aparecimento da vila de Viana.
Os mais novos, podem ainda ter acesso a atrativos jogos didácticos e a diversa informação, apresentada em formato adequado aos diferentes níveis etários.
A Casa dos Nichos é assim chamada por ostentar na sua fachada duas esculturas em alto-relevo que representam cenas da Anunciação datável do século XV.
Neste museu o seu acervo é constituído por estátuas, tesouros arqueológicos, e ajuda a valorizar os diferentes povos, fases e fases de culturas e influências.
O edifício é constituído por dois andares , e os temas tratados são da cultura pré-romana e celta ibérica.
No andar de cima pode ver um modelo da reconstrução da antiga cidadela acima da cidade, e ainda muitos costumes locais aqui em Viana são de origem celta.
O Museu é um ótimo lugar para se ter uma ideia do que está escondido sob a superfície, e trata sobre a história local da Cidade de Viana do Castelo e é centrado em temas como a história, a arqueologia e a arte.