As Aldeias do Xisto são compostas por 27 aldeias de 16 concelhos. São denominadas assim, porque o Xisto é a pedra mais abundante nesta região e é utilizada na construção das casas e dos pavimentos.
As aldeias estavam em ruína, mas foram recuperadas pela parceria entre os municípios, a Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto (ADXTUR) e agentes privados, com o objetivo de preservar a cultura e o património do mundo rural beirão contra a desertificação humana e o esquecimento.
Como já referimos atrás, a Rede das Aldeias do Xisto é constituída por 27 aldeias da Região do Centro de Portugal, estando as mesmas divididas em quatro grupos territoriais distintos, nomeadamente: a Serra da Lousã, a Serra do Açor, Zêzere, Tejo-Ocreza.
Vale a pena passar pelo menos uns 6 dias para poder visitar os quatro territórios da rede das Aldeias do Xisto. Estas Aldeias do Xisto não são apenas para ver. São sobretudo para serem apreciadas. Para se observar cada detalhe das casas e a simplicidade das aldeias. Sentir as tradições culturais, respirar o ar puro, usufruir das paisagens e observar o magnífico céu estrelado.
A Serra da Lousã tem 12 das 27 aldeias que integram a Rede das Aldeias do Xisto do Centro de Portugal. As Aldeias do Xisto da Serra da Lousã são as seguintes: Aigra Nova, Aigra Velha, Candal, Casal de São Simão, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro, Comareira, Ferraria de São João, Gondramaz, Pena e a Talasnal.
As aldeias do Xisto da Serra do Açor tem 5 das 27 aldeias e integram a Rede das Aldeias do Xisto do Centro de Portugal, sendo elas: Aldeia das Dez, Benfeita, Fajão, Sobral de São Miguel e a Vila Cova de Alva.
As aldeias do Xisto do Zêzere tem 6, sendo 5 delas nas margens do rio Zêzere, nomeadamente: Álvaro, Barroca, Janeiro de Baixo, Janeiro de Cima e Pedrógão Pequeno. O rio Zêzere nasce na Serra da Estrela e desagua em Constância, quase 250 km depois, o que faz dele o segundo maior rio exclusivamente português (só superado pelo rio Mondego). Apenas aldeia de Mosteiro, não faz parte das margens do rio.
As aldeias do Xisto do Tejo-Ocreza ficam na região do rio Tejo e do rio Ocreza e tem quatro aldeias que integram a Rede das Aldeias do Xisto, nomeadamente: Água Formosa, Figueira, Martim Branco e a Sarzedas.