Road Trip no Algarve

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
A Região do Algarve é limitada a norte pela Região do Alentejo, a leste pela Espanha, a sul e oeste pelo Oceano Atlântico e fica no Sul de Portugal
 
O Algarve é um dos principais destinos de verão de muitos europeus. O clima é ameno e ensolarado durante todo o ano, com praias de alta qualidade, com águas mais quentes do que em outras regiões da Europa, por isso, atraem principalmente os próprios portugueses, ingleses, alemães e franceses.

O areal estende-se a perder de vista, enquadrado por arribas douradas, ilhas praticamente desertas que marcam a fronteira entre a Ria Formosa e o mar, e pequenas enseadas protegidas pelas rochas. O oceano, em todos os tons de azul e predominantemente calmo e quente, convida a longos banhos e à prática de desportos náuticos. Vale a pena passar pelo menos uns 10 dias para poder usufruir do Algarve e de tudo o que ele têm para oferecer.

No Algarve existem também montanhas, onde as pessoas convivem em harmonia com a natureza. O ponto mais alto situa-se na serra de Monchique, com uma altitude máxima de 902 m (Pico da Fóia).

A Região do Algarve é limitada a norte pela Região do Alentejo, a leste pela Espanha, a sul e oeste pelo Oceano Atlântico e fica no Sul de Portugal.

O Algarve confina a norte com a região do Alentejo (sub-regiões do Alentejo Litoral e Baixo Alentejo), a sul e oeste com o oceano Atlântico, e a leste o Rio Guadiana marca a fronteira com Espanha.

O Algarve é constituído pelas cidades: Faro, Albufeira, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, Quarteira, Silves, Tavira e Vila Real de Santo António, cada uma destas zonas tem 8 municípios e uma cidade dita principal: Faro está para o Sotavento como Portimão está para o Barlavento, cada uma delas uma serra importante (a Fóia, no Barlavento, e o Caldeirão, no Sotavento), e Rios (o Arade no Barlavento e o Guadiana no Sotavento).

A zona ocidental do Algarve é designada por Barlavento e a oriental por Sotavento, a designação deve-se com certeza ao vento predominante na costa sul do Algarve.

O cabo de São Vicente, localizado na vila de Sagres, é o ponto mais a sudoeste da Europa continental.

O Algarve transformou-se numa das regiões portuguesas com maior número de residentes estrangeiros: franceses, italianos, suecos e ingleses.

Atualmente, o turismo constitui o motor económico do Algarve possui algumas das melhores praias do Sul da Europa e condições para a prática de actividades e desportos ao ar livre.

O aeroporto de Faro é o terceiro com mais movimento em Portugal, tendo recebido mais de 8,6 milhões de passageiros no ano de 2018.

A maioria dos turistas vêm de Portugal, Reino Unido, Espanha, Alemanha, Países Baixos, Irlanda, França, Itália, Brasil e Estados Unidos.

Os destinos mais procurados pelos turistas são: Vilamoura, Albufeira (a capital do turismo algarvio), a Praia da Rocha (concelho de Portimão), e a Praia da Marinha (concelho de Lagoa), Lagos, Tavira, Monte Gordo, golfo de Cádiz (parte do oceano Atlântico que está situada no extremo sudoeste da Espanha e sul de Portugal, entre o estreito de Gibraltar e o cabo de São Vicente).

O Algarve possui aproximadamente 32 mil alojamentos locais legais, desde apartamentos, moradias para alugar, hostels e casas de hóspedes.

Nos últimos anos tem vindo a aumentar o Alojamento Local por parte de pessoas que não se podem hospedar em unidades hoteleiras e para estarem mais perto da praia.