Road Trip em Aveiro

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se na Região Centro, sub-região da Região de Aveiro, capital do distrito de Aveiro, Portugal
 
A Cidade de Aveiro é um importante centro urbano, portuário, ferroviário, universitário e turístico. Aveiro é uma das cidades mais bonitas de Portugal. É rica em história, arquitetura e gastronomia. Vale a pena passar pelo menos uns 2 a 3 dias para explorar a cidade a pé. Em Aveiro existem alternativas como, por exemplo, as BUGAS — as bicicletas gratuitas de Aveiro. Para conhecerem Aveiro de bicicleta apenas precisam de se dirigir a um dos parques de bicicletas localizados em vários pontos da cidade.

O município é limitado a norte pelo município da Murtosa (seja através da Ria de Aveiro, seja por terra), a nordeste por Albergaria-a-Velha, a leste por Águeda, a sul por Oliveira do Bairro, a sudeste por Vagos e por Ílhavo (sendo os limites com este último município também feitos por terra e através da ria), e com uma faixa relativamente estreita de litoral no Oceano Atlântico, a oeste através da freguesia de São Jacinto.

Os barcos moliceiros que serviam antigamente para ajudar na apanha do moliço (algas/plantas aquáticas), muito utilizado na fertilização de terrenos agrícolas. Hoje, são utilizados para navegar nos canais da Ria de Aveiro e dar a conhecer a história da cidade aos turistas. É um passeio com cerca de 45 minutos, onde se fica a conhecer os 4 principais canais da cidade de Aveiro.

A Cidade de Aveiro fica situada a cerca de 63 km a noroeste de Coimbra, 70 km a sul do Porto, e a 255 km de Lisboa.

Um município territorialmente descontínuo, visto que compreende algumas ilhas fluviais na Ria de Aveiro e uma porção da península costeira (freguesia de São Jacinto) com quase 25 km de extensão que fecha a ria a ocidente.

O município tem limites terrestres e aquáticos através da Ria com Ílhavo e Murtosa e faz ainda fronteira com Albergaria-a-Velha, Oliveira do Bairro, Vagos e Águeda.

A Estação Ferroviária de Aveiro é o ponto focal na Linha do Norte, a uma hora do Porto e a duas horas de Lisboa com comboios pendulares Alfa Pendular, Intercidades (rápidos) e urbanos/suburbanos e automotoras na linha do Vouga.

A cidade está também servida por várias estradas, autoestradas e ainda um porto: o Porto de Aveiro.

O município tem limites terrestres e aquáticos através da Ria com Ílhavo e Murtosa faz ainda fronteira com Albergaria-a-Velha, Oliveira do Bairro, Vagos e Águeda.

A cidade é um local de território descontínuo, localizado na foz do rio Vouga, formada por um conjunto de ilhas fluviais chamado de Ria de Aveiro, a Veneza de Portugal, com canais cortando o centro da cidade.

A Universidade de Aveiro transformou-se numa universidade de referência devido à alta qualidade da sua investigação, do seu corpo docente e das suas infraestruturas.

Os pontos turísticos mais importantes de Aveiro: Catedral de Aveiro, Museu Arte Nova, Largo da Praça do Peixe, Teatro Aveirense, Museu de Santa Joana, Capela de São Gonçalinho, o Canal de água de Aveiro, Ponte Circular Pedonal, Parque Dom Pedro Infante, A Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, Farol de Aveiro, Museu do Navio Santo André, Oficina Doce, Praia da Barra e Praia da Costa Nova.