A cidade do Lisboa oferece entretenimento para todos os gostos. Vale a pena passar pelo menos uns 3 a 4 dias para poder observar a cidade e percorrer os labirintos de ruas, becos e praças, portanto o ideal é escolher um hotel ou alugar um apartamento.
Reserve algum tempo para conhecer as atrações da cidade, visite antigas cafeterias do século XIX, experimente o famoso Pastel de Belém (além de todos outros doces à base de ovos), o Oceanário, a Torre de Belém, o Bairro Alto, o Castelo de São Jorge, o museu do Fado, a Praça do Comércio, as ruazinhas históricas do centro e muito mais.
Na Área Metropolitana de Lisboa, residem 2 821 697 pessoas (2011), sendo por isso a maior e mais populosa área metropolitana do país.
A Cidade de Lisboa é o centro político de Portugal, sede do Governo e da residência do chefe de Estado.
A Cidade de Lisboa é favorecida pelo maior porto de contentores da costa atlântica da Europa e mais recentemente pelo Aeroporto Humberto Delgado, que recebe mais de 20 milhões de passageiros anualmente.
A Cidade de Lisboa conta com uma rede de auto-estradas e um sistema de ferrovias de alta velocidade (Alfa Pendular) que liga as principais cidades portuguesas à capital.
A maioria das sedes das empresas multinacionais que operam em Portugal estão concentradas na Grande Lisboa, especialmente no município de Oeiras.
A Área Metropolitana de Lisboa é altamente industrializada, especialmente na margem sul do rio Tejo.
A cidade tem o maior e mais desenvolvido sector de meios de comunicação em massa do país e é a sede de várias empresas que vão desde as principais redes de televisão e estações de rádio.
As duas pontes unem Lisboa à margem sul do rio Tejo: a Ponte 25 de Abril que liga Lisboa a Almada (inaugurada em 1966 com o nome de Ponte Salazar e posteriormente Revolução dos Cravos) e a Ponte Vasco da Gama (com 17,2 km de comprimento,a mais longa da Europa e a quinta mais longa ponte do Mundo que liga a zona Oriental e Sacavém ao Montijo).
O Porto de Lisboa é um dos principais portos turísticos europeus, paragem de numerosos cruzeiros, equipado com três cais para navios-cruzeiro: Alcântara, Rocha Conde Óbidos e Santa Apolónia.
A cidade tem ainda várias marinas para barcos de recreio nas docas de Belém, Santo Amaro, Bom Sucesso, Alcântara Mar e Olivais.
Uma rede de transportes fluviais, a Transtejo, que liga as duas margens do Tejo, com estações em Cais do Sodré, Belém, Terreiro do Paço e Parque das Nações na margem norte, e Cacilhas, Barreiro, Montijo, Trafaria, Porto Brandão e Seixal na margem sul.
Na Cidade de Lisboa existem mais de uma centena de parques verdes: o Parque Eduardo VII, o Parque Florestal de Monsanto, o Jardim Botânico da Ajuda, o Jardim Botânico de Lisboa, o Jardim da Estrela, a Tapada da Ajuda e o Parque Florestal de Monsanto.