Home > praias 

Praia do Norte

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se na Rua da Praia do Norte, Lugar Sítio da Nazaré, freguesia e cidade de Nazaré, centro de Portugal
 
A Praia do Norte devido às suas ondas gigantescas é famosa pelas suas condições de surf.

As ondas de rebentamento muito altas da Praia do Norte formam-se devido à presença do Canyon subaquático da Nazaré, onde o cânion cria uma interferência construtiva entre as ondas swell o que tende a torná-las muito maiores.

A Praia do Norte é caracterizada pelas grandes ondulações vindas do Atlântico (canalizadas pelo Canhão da Nazaré), um dos mais famosos breaks no mundo (beachbreak) como tem fundo de areia existem muitos picos pela praia sendo o mais famoso "o das rochas", com ondas acessíveis até aos 2 metros.

As ondas desta praia são caracterizadas pelas suas rampas, triângulos e força, as correntes são muito fortes e perigosas, e podendo-se encontrar condições perfeitas entre outubro e março.

No ano de 2011 (Novembro), o surfista Garrett McNamara residente no Havaí surfou uma onda gigante recorde: 78 pés (23,8 m) do vale à crista na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal.

No dia 28 de janeiro de 2013, o surfista McNamara voltou ao local e surfou com sucesso uma onda que parecia ainda maior, mas está aguardando uma medição oficial.

No ano de 2017 o surfista brasileiro Rodrigo Koxa quebrou o recorde anterior surfando uma onda de 80 pés (24,4 m) na Praia do Norte que foi capturada em um vídeo que se tornou viral nas redes sociais.

Atualmente realizam-se 2 campeonatos internacionais: “Nazaré Pro” (que faz parte do circuito mundial de bodyboard (Association of Professional Bodyboarders) realizado em outubro, e o “Nazaré Challenge” (que faz parte do Big Wave World Tour da World Surf League) realizado entre outubro e fevereiro, e existem ainda outros campeonatos nacionais tais como o “Circuito Regional do Centro”, o “Etapas do Nacional” e o “Nacional Esperanças”.

Hoje em dia é impossível falar da Praia do Norte em Nazaré sem referir o recorde mundial registrado no livro do Guinness World Records da maior onda já surfada de 24,38 metros estabelecida pelo brasileiros “Rodrigo Koxa” a 8 de Novembro de 2017, e pela surfista “Maya Gabeira” que obteve o recorde de onda mais alta já surfada por uma mulher com uma altura de 22,4 metros em fevereiro de 2020.

A Praia do Norte da Nazaré é hoje reconhecida como um dos principais palcos de desportos de mar em todo o mundo, e todos os anos os mais destemidos procuram a superação de limites nas maiores ondas do planeta.