Home > praias 

Praia do CDS (Centro Desportivo de Surf)

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
A Praia do CDS localiza-se num dos segmentos de praia do pontão da Costa de Caparica, freguesia de Almada, Distrito de Setúbal, Centro de Portugal
 
A Praia do CDS tem a norte a vizinha praia do Marcelino e a sul a praia do Paraíso e uma das mais frequentadas desta zona.

A praia possui ventos fortes e é muito procurada por surfistas da região por ter ondas que atingem o tamanho de 2 metros na Costa da Caparica.

A praia foi apelidada de "praia do CDS" na segunda metade da década de 1970 depois de ser pintada numa pedra do lado norte do pontão a sigla "CDS" (Centro Desportivo de Surf) depressa se generalizou como nome para se distinguir das outras praias do pontão.

A praia do CDS começou a ser utilizada como zona balnear a partir da década de 1970 e alcançou o seu auge no ano de 1987.

A praia ficou sem areia ficando vazia com a mudança das correntes no início do milénio até o ano de 2007 em que houve uma reposição de areia e ganhou o seu número de banhistas atual.

A praia tem cerca de 300 metros de comprimento e é um areal atualmente bastante estreito e envolvida por um pontão de pedra tendo um passeio de alcatrão por cima e alguns bares.

Uma das mais procuradas da zona para a prática do surf e de bodyboard e possui maior quantidade de areia no extremo sul (perto do cotovelo do paredão) é no recanto formado pelo esporão que delimita a norte é partilhada por adeptos das referidas modalidades.

A praia possui o Parque de Estacionamento P2 da Ecalma com cerca de 375 lugares ao longo do areal, WC, duches, praia vigiada por nadador salvador durante a época balnear, a qualidade da água é boa e possui Bandeira Azul.

A Praia do Marcelino tem um areal pequeno com dois pontões de cada lado e por isso é mais frequentada por surfistas porque tem pouco espaço de praia e ocorrem campeonatos de surf.

O Centro Internacional de Surf ensina desde o ano de 1997 pessoas a surfar e a pegar sua primeira onda com a finalidade de cada pessoa experimentar e viver ao máximo o estilo de vida do surf.

O surf é uma prática desportiva efetuada na superfície da água onde os instrutores ensinam diversas técnicas e movimentos executados na prancha primeiro em terra e depois praticam no mar.

A praia é acessível pela Rua Pedro Álvares de Cabral, freguesia da Costa da Caparica e onde é possível visualizar Lisboa e a Serra da Arrábida da praia. As atrações são: Praia da Cova do Vapor, Praia de São João, Praia de Santo António, Praia do Marcelino, Praia do CDS, Praia do Paraíso, Praia do Dragão Vermelho, Nova Praia e Praia da Riviera.