Home > praias 

Praia de São Jacinto

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
A Praia de São Jacinto junto ao Canal da Barra no extremo sul de uma longa faixa de terra que separa a Ria de Aveiro do mar, freguesia de São Jacinto, concelho de Aveiro, Centro de Portugal
 
São Jacinto está limitado a Este pela ria e a oeste pelo Oceano Atlântico e a norte pela Reserva Natural das Dunas de São Jacinto que lhe confere características únicas.

Nos limites da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, que é área protegida onde se conservam espécies de fauna e flora únicas e a praia possui um areal extenso em estado quase selvagem.

A Reserva Natural das Dunas de São Jacinto(960 ha e 210 ha de espaço marítimo) na ria de Aveiro em estreita península arenosa a separar as águas salgadas e salobras a que o Vouga dá um tom adocicado.

O cordão dunar estende-se ao longo do Atlântico consolidado por vegetação espontânea como o estorno, o cardo-marítimo, a soldanela e confinado com uma área florestada com pinheiro-bravo e acácia a partir dos finais do séc. XIX com o objetivo de fixar as areias.

Na frente oceânica podem-se observar aves marinhas com destaque para as limícolas na época da migração.

Os charcos suportam variada vegetação aquática criados na década de 80 para servirem de refúgio a uma colónia de garças.

Um extenso passadiço entre as águas da ria e a praia faz-nos descobrir os atrativos de uma lingueta de terra que no passado já foi oceano.

A Praia oferece excelentes condições para a prática de surf e para longas caminhadas num areal que se estende para norte sem fim à vista.

As suas águas cristalinas tornam esta praia popular no período do verão e muito procurada por praticantes de surf e bodyboard.

A Praia de São Jacinto está associada à vila piscatória do mesmo nome localizada a norte do molhe norte da Barra de Aveiro possui um extenso areal em estado quase selvagem e com dunas primárias em desenvolvimento, uma vez que beneficia do facto de se encontrar a barlavento das correntes face ao molhe.

O estradão tem início na localidade de São Jacinto, ao longo da vedação da área militar de operação do Regimento de Infantaria n.º 10 (RI10) em área de uso público que possibilita a visita de forma aberta e livre, por terra, ao molhe norte.

No período de outono a praia torna-se num ponto de passagem de aves marinhas como os gansos-patolas, os moleiros, as cagarras, as tordas-mergulheiras e diversas gaivotas.

A praia é um ótimo local de lazer e excelente espaço para férias em qualquer época do ano e é uma das mais famosas do litoral português.

O transporte mais direto para chegar a São Jacinto é o Ferry-Boat que atravessa a Ria em ligações regulares e por via terrestre é necessário ir até à Torreira ou Ovar e continuar para sul até São Jacinto.

O visitante pode ir de autocarro até ao Forte da Barra seguindo uma travessia na Ria de Aveiro de Lancha ou de Ferry-Boat (onde é possível fazer a travessia com o automóvel).

A praia possui parque de estacionamento,balneários totalmente equipados, bar, instalações sanitárias, chuveiros, classificada como Praia Dourada e com Bandeira Azul é a melhor do concelho de Aveiro.