Home > praias 

Praia de Paço de Arcos

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localizada na freguesia de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, em Oeiras, Grande Lisboa, distrito de Lisboa, Centro de Portugal
 
No ano de 1876 Paço de Arcos era uma das praias mais famosas da região de Lisboa onde Ramalho Ortigão relatou que era "a praia aristocrática dos subúrbios de Lisboa" embora se interroga-se sobre a aplicação em Portugal do conceito de aristocracia.

Nas palavras do escritor do autor do Guia do Banhista na altura havia poucas casas, a marginal era a rua principal e distinguiam-se as árvores e o palácio dos Arcos que terá dado nome ao lugar.

Hoje também se destaca pela cor amarela um hotel, no palácio ficaram hospedados por exemplo o rei D. Manuel e um dos lugares frequentados era o jardim que tem uma magnífica varanda para o mar.

O acesso ao jardim é público, um refúgio com várias estátuas de poetas e poetisas portuguesas, na varanda vemos os pequenos barcos encostados no areal da Praia Velha que no passado era a eleita pela nobreza e a coroa, era a praia chique.

A praia é rodeada pela Direcção de Faróis da Marinha, pela Escola Superior Náutica Infante D. Henrique e pelo Centro Militar de Electrónica instalado no que foi o Forte de São Pedro de Paço de Arcos.

A Praia de Paço de Arcos encontra-se a aproximadamente 400m do centro histórico de Paço de Arcos, servida pela Avenida Marginal e pela Estação de Paço de Arcos (Linha de Cascais), integrada na Grande Lisboa é uma das praias balneares mais atlânticas do Estuário de Tejo.

O lugar apresenta uma pequena praia urbana com águas de qualidade e próprias para banhos, muito procurada no Inverno pelos praticantes de surf e de bodyboard.

A Praia de Paço de Arcos é também conhecida por Praia Nova tem um areal bastante grande que alberga uma grande quantidade de banhistas que também utilizam a zona de rochas que se estende até às Fontainhas junto ao Forte das Maias.

A praia tem serviços de restauração, mas a proximidade do centro da vila de Paço de Arcos permite outras alternativas como o transporte de carro ou através do comboio utilizando a estação da vila.

A praia tem vigilância possuindo nadadores-salvadores, uma estrutura de apoio ao banhista, é garantida a limpeza mecânica e manual diariamente, sanitários, chuveiros com passadiços, estruturas de deposição seletiva de resíduos e eco-cinzeiros de praia.

Atualmente, é nesta praia que termina o passeio marítimo de Oeiras, à noite os grandes paquetes todos iluminados são autênticas cidades flutuantes e boa para passeios marítimos.