Home > praias 

Praia da Poça

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localizada em São João do Estoril, no concelho de Cascais, distrito de Lisboa, Centro de Portugal
 
A praia da Poça é uma água balnear, de tipologia urbana e uso intensivo.

A praia está situada perto da Estrada Marginal delimitada por duas encostas onde se situam o Forte Velho e o Forte de São Teodósio da Cadaveira.

A frente é arenosa de declive suave, o acesso à praia pode ser feito a pé através da Estrada Marginal, do Paredão de Cascais ou do túnel que a liga ao Vale de Santa Rita.

No Vale de Santa Rita e nas encostas que a limitam existem parques de estacionamento, restaurantes, bares, um posto médico e de primeiros socorros e sendo vigiada na época balnear.

A praia possui fortes, imponentes casarões na sua envolvente, alojava os Banhos Termais da Poça e neste lugar desaguava a ribeira da Cadaveira.

O Forte de São Pedro do Estoril, também conhecido como Forte da Poça, localiza-se na praia da Poça, freguesia de São João do Estoril, concelho de Cascais, distrito de Lisboa, Centro de Portugal.

Forte da Poça de planta poligonal quadrada, o seu corpo principal abrigava os alojamentos, dispostos em torno de um pátio cobertos por um terraço, no espaço contíguo dispunha-se a bateria, de estrutura "rasante, alongada" com guaritas circulares cobertas nos vértices.

O conjunto era rodeado por um parapeito exterior de formato irregular, que constituía uma primeira barreira defensiva.

A inscrição epigráfica sobre o portão de armas hoje parcialmente encoberta pelo toldo da discoteca diz: “Jesus, Maria. O mui alto e poderoso rei Dom João III de Portugal, nosso Senhor, mandou fazer esta fortificação, sendo governador das armas desta praça Dom Antonio Luiz de Menezes, e se começou em 5 de Abril de 1642; acabou se na era de 1643.”

Forte da Poça foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 29 de Setembro de 1977 e atualmente funciona como uma discoteca.

O Forte de São Teodósio, também conhecido como Forte de São João ou Forte da Cadaveira, localiza-se ao largo da Avenida Marginal, na freguesia de Cascais e Estoril em Lisboa.

O Forte de São Teodósio integra uma série de fortificações marítimas levadas a cabo durante o período da Restauração da Independência,de forma a proteger toda a costa desde a Torre de Belém em Lisboa até ao Cabo da Roca em Sintra evitando possíveis desembarques inimigos.

A sua construção iniciou-se em abril de 1642 sendo concluída no ano seguinte, a sua localização permitia o uso de fogo cruzado em conjunto com o Forte de Santo António de modo a proteger a Praia da Poça, foi batizado em honra do príncipe D. Teodósio, Duque de Bragança, primogénito de João IV de Portugal, tendo sido conhecido ainda como Forte d’Assubida por se localizar no alto da rampa da Cadaveira.

Forte da Cadaveira foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 29 de Setembro de 1977.

Atualmente a edificação mal conservada passou para a posse da Câmara Municipal de Cascais em 2003 com projeto para a sua requalificação e aproveitamento como casa de chá e áreas expositivas com conclusão prevista em Outubro de 2006, mas em 2018 o forte encontrava-se ainda em ruínas.