Home > praias 

Ponta da Ferraria

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se na Rua Padre Fernando Vieira Gomes 11, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal
 
A Ponta da Ferraria, localizada no extremo sudoeste da Ilha de São Miguel, nos Ginetes, a Ponta da Ferraria é um local de paragem obrigatória para quem visita a região.

A ilha tem origem em fenómenos geológicos vulcânicos ocorridos nos séculos passados, as belas paisagens que compõem este local também receberam fortes influências desses fenómenos na sua formação geográfica.

O Pico das Camarinhas, com 309 metros de altura, foi responsável pela fajã lávica da Ponta da Ferraria. Fajã ou delta lávico é o nome dado a um terreno originado da escoação de lava de uma arriba costeira em direção ao mar.

A pseudo cratera que resultou no contato entre a lava quente e a água do mar juntamente com todos os outros acontecimentos fez com que surgissem as águas termais e as famosas piscinas naturais da Ponta da Ferraria.
O Miradouro da Ponta da Ferraria
 
Para aproveitar e desfrutar das belas paisagens, não deixe de visitar o Miradouro da Ponta da Ferraria ou Miradouro da Ilha Sabrina que oferece um ângulo e vista panorâmica perfeitos de toda a fajã lávica incluindo o Farol da Ferraria.

Toda esta área pertence ao Monumento Natural Regional do Pico das Camarinhas e Ponta da Ferraria, criado para manter a proteção ambiental deste litoral composto por estruturas vulcânicas.

A Ponta da Ferraria é uma experiência única no mundo e vale a pena ser acrescentada no seu roteiro de viagem.
Águas termais no mar e piscinas naturais de água quente
 
As nascentes de águas termais que contribuíram para a construção de termas e espaços para banhos no mar transformaram a Ponta da Ferraria numa ótima opção para quem gosta de relaxar e descansar.

O calor das rochas aliado à água do mar, tornam-se num local e experiências únicas.

As piscinas naturais de água quente chegam até uma temperatura acima dos 30º graus e certamente irão dar-lhe muita paz e tranquilidade.

No entanto, deve ter em conta as condições da maré. A altura ideal para visitar este local é precisamente quando a maré estiver mediana ou pouco baixa, para uma melhor experiência e desfrutar de uma água com temperaturas agradáveis.

A maré alta – por vezes – impossibilita que as águas termais no mar fiquem quentes enquanto numa maré muita baixa as temperaturas podem ser bastante elevadas, causando sensação de incómodo e ou desconforto.

E se estiver um dia de chuva ou frio, não se preocupe, mesmo com estas condições meteorológicas, as piscinas naturais continuam quentes, não prejudicando o a sua actividade ou passeio.
Termas da Ferraria
 
As Termas da Ferraria são um conjunto de piscinas de água quente para adultos e crianças localizados na Ponta da Ferraria.

As Termas chamam à atenção pela capacidade de lhe oferecer um verdadeiro SPA Termal, com finalidades terapêuticas.

A água salgada termal com a presença de enxofre auxilia no tratamento de problemas como reumatismo e nevrites, além de outros tipos de doenças.

Uma ótima dica é assistir ao Pôr do Sol dentro da piscina exterior das termas, e o espetáculo da natureza torna o momento inesquecível.