O acesso faz-se de barco a partir do cais das Quatro Águas ou da marginal de Tavira no centro da cidade (Rua Dr. José Pires Padinha).
No centro da cidade de Tavira nem sempre encontra estacionamento por isso se tiver carro é mais aconselhável embarcar no cais das Quatro Águas que fica a cerca de 2 km do centro onde existe um amplo estacionamento.
A qualidade ambiental da Ilha de Tavira é feita anualmente pela certificação com Bandeira Azul e as suas praias são muito frequentadas por turistas, principalmente durante a época balnear.
Os sapais e pequenos canais da Ria Formosa adjacentes à ilha constituem óptimos locais para a observação e estudo de aves marinhas.
O acesso é feito através de barcos que partem de Tavira ou do cais das Quatro Águas ou a pé por uma ponte que se situa junto da aldeia de Pedras D`el Rei.
A ilha tem 11 km de comprimento e possui quatro praias: a Praia da Ilha de Tavira (a Praia de Tavira), a Praia da Terra Estreita, a Praia do Barril e a Praia do Homem Nu.
Na ilha de Tavira não há falésias e rochas e se caminhar um pouco para a direita ou para a esquerda também não vai encontrar muita gente à sua volta.
O que há é um lugar fantástico para visitar com um areal limpo e um mar de cor azul e um areal sem fim à vista na Ilha de Tavira devido às águas cálidas por vezes as algas chegam às toneladas.
A Ilha de Tavira encontra-se separada da Ilha de Cabanas a leste pela Barra de Tavira que é artificial e a atual versão foi inaugurada em 1950 e da Ilha da Fuzeta a oeste pela barra natural da Fuzeta.
A Ilha é a que resta da antiga Grande Ilha de Tavira por um cordão dunar que se estendia da Barra da Fuzeta até Cacela a qual foi separada em duas porções (Ilha de Tavira e Ilha da Abóbora) aquando da abertura da primeira barra de Tavira em 1926.
No ciclone de 1941 a primeira barra foi completamente entupida e inutilizada devido à abertura de uma nova barra natural: a Barra de Cochicho (que foi migrando para leste e mudando de nome consoante o local) ficando a Ilha original separada em três porções (Ilha de Tavira, Ilha de Cabanas e Península de Cacela).
A barra natural de acesso ao mar começou a ser mais utilizada e tornou-se necessária a abertura de uma nova barra a oeste da original, que abriu em 1961.
A porção mais a oeste é que resta da antiga ilha mais longa, em que a linha de costa não recuou tanto como nas restantes ilhas a leste.
Uma pequena mata de pinheiro manso onde se pode observar o camaleão que diversifica a típica paisagem dunar das ilhas-barreira.
Na face da ilha voltada para a ria as crianças apreciam as águas mornas e mais paradas da laguna como as estruturas do cais que possibilitam os mergulhos em salto.
Na Praia de Tavira existe o Parque de Campismo da Ilha de Tavira, 2 restaurantes com peixe fresco, 1 bar, WC Publico, apoios balneares, um pequeno parque de merendas e é vigiada durante toda a época balnear e possui Bandeira Azul.
As atrações são: Rio Gilão, Estacionamento 4 Águas, Cais das Quatro Águas, Tavira Island Ferry Port, Praia da Ilha de Tavira, Cais da Terra Estreita, Praia da Terra Estreita, Trilho do Barril, Comboio turístico Praia do Barril, Praia do Barril (Cemitério das âncoras), a Praia do Homem Nu, Canal de Tavira, Farol de Tavira Molhe Oeste.- Extremo, Ilha das Cabanas (Praia do Forte da Barra, Praia do Golden Club, Praia de Cabanas, Vila Nova de Cacela (Praia do Lacém Mar, Praia da Fábrica, Praia de Cacela Velha, Península de Cacela, Praia de Manta Rota Oeste, Praia da Lota, Praia da Manta Rota e Praia da Ribeira de Altura).