Home > porto 

Praça da Liberdade e Avenida dos Aliados

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Fica localizado na Baixa da cidade, na freguesia de Santo Ildefonso, Cidade e concelho do Porto, Norte de Portugal.
 
Origem do nome da Praça da Liberdade: Antiga Praça D. Pedro
 
Anteriormente, a atual Praça da Liberdade designou-se por Casal ou Lugar de Paio de Novais e Sítio ou Fonte da Arca (durante o século XV), Lugar ou Praça da Natividade (depois de 1682), Quinta, Campo ou Sítio das Hortas (até 1711), Praça Nova das Hortas (depois de 1711); Praça da Constituição (1820); Praça de D. Pedro IV (1833) e ainda que por poucos dias chamou-se Praça da República (13 de outubro de 1910).

A designação presente “Praça da Liberdade” foi adotada em 27 de outubro de 1910, e o nome é uma alusão ao sistema republicano de governo.
História da Praça da Liberdade (Porto)
 
No ano de 1718 um novo projeto foi lançado, tendo o Cabido da Sé cedido os terrenos necessários à abertura da praça, e novas ruas nasceram como a Rua do Laranjal das Hortas (hoje desaparecida) e a Rua da Cruz (atual Rua da Fábrica).

Na concretização deste projeto resultaria a Praça Nova, limitada a norte por dois palacetes onde, entre 1819 e 1915, funcionaram os Paços do Concelho, a oriente pelo Convento dos Congregados; a sul por um tramo da Muralha Fernandina (destruído em 1788 )para dar lugar ao Convento de Santo Elói só terminado no século XIX e atualmente chamado Palácio das Cardosas, e o lado poente, só mais tarde edificado.

A instalação do edifício da Câmara Municipal no local (1819), a inauguração da Ponte de D. Luís (1887), a construção da Estação de São Bento foram fatores decisivos para que a chamada Praça de D. Pedro IV fica-se no centro político, económico e social da cidade do Porto (meados do século XIX).

Na Praça de D. Pedro IV predominavam os botequins dando mais tarde lugar a entidades bancárias, companhias seguradoras e escritórios.

Iniciando-se às obras de construção da ampla Avenida dos Aliados, ao cimo da qual foram construídos os modernos Paços do Concelho do Porto (amplo edifício em granito e mármore, projeto de 1920 do arquiteto Correia da Silva.

A Praça da Liberdade ficou, assim, ligada à nova Avenida dos Aliados e à Praça do General Humberto Delgado num conjunto urbano de grande monumentalidade e de particular interesse histórico e artístico.

Atualmente na Praça da Liberdade encontram-se os seguintes monumentos: Estátua Equestre de D. Pedro IV no centro da praça, no lado poente o Banco de Portugal ( delegação do Porto), Estátua O Porto e Estátua do Ardina.
A Avenida dos Aliados
 
A Avenida dos Aliados é um importante arruamento na Baixa do Porto, freguesia de Santo Ildefonso, cidade do Porto, norte de Portugal.

A Avenida dos Aliados com a Praça da Liberdade e a Praça do General Humberto Delgado constitui um tecido urbano contínuo, e é considerada a principal avenida e o centro da cidade do Porto.

A Avenida dos Aliados inicialmente Avenida das Nações Aliadas foi aberta em 1916, nos terrenos a norte da Praça da Liberdade.

A Avenida dos Aliados caracteriza-se por uma ampla avenida rodeada de prédios de grande beleza arquitetônica de estilo neoclássico, e no cimo desta avenida encontra-se a Câmara Municipal, ao longo da avenida uma Estátua de uma Menina Nua (Fonte da Juventude e é uma escultura de Henrique Moreira), a Escultura “Os Meninos” (A Abundância), o Monumento a Almeida Garrett (o artista Salvador Barata Feyo), lojas e hotéis de luxo.