Home > porto 

Museu do Vinho do Porto

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Fica localizado na Rua da Reboleira, Cidade e concelho do Porto, Norte de Portugal.
 
O Museu do Vinho do Porto foi inaugurado em 2004 e esteve instalado até Dezembro de 2018 no Armazém do Cais Novo nas margens do rio Douro onde funcionou um armazém vinícola e depósito da Alfândega Nova.

O novo Museu do Vinho do Porto, inaugurado em 5 de março de 2019, é uma interação diferente da versão que esteve instalada desde 2004 no Armazém do Cais Novo na zona de Massarelos.

A diferença passa pela própria disposição do espaço (que se muda de um rés-do-chão amplo para uns estreitos seis pisos) que foi uma oportunidade para mudar a abordagem onde agora o fio condutor é a história do controlo e circulação dos comestíveis na cidade.

O espólio vai desde maquetas de barcos a aparelhos de metrologia e aferição, documentos, pintura, escultura e mobiliário, as peças são todas da autarquia portuense (espalhadas por vários lugares: o Museu Soares dos Reis, a Biblioteca Pública e as reservas da câmara).

O espólio todo reunido conta a história de como o comércio e produção do vinho do Porto levou ao estabelecimento de controlos e vistorias que asseguravam a fiabilidade do produto que leva o nome da cidade no rótulo.

O primeiro piso é dedicado aos barcos, os esquemas e maquetas de barcos contam a história do transporte do vinho no Douro e os desenhos à pena e a lápis, as maquetes construídas nos anos 1960 já eram conhecidas, instrumentos de medição e vistoria em expositores foram desenhados como caixas de jóias, e os aferidores mais antigos vieram do Museu Soares dos Reis e datam do reino de D. João V.

Nos pisos inferiores do edifício principal vai nascer um ‘wine bar’ onde os visitantes poderão experimentar vários vinhos pondo em prática aquilo que aprenderam nos outros andares.

O Museu tinha como objetivo dar a conhecer a história e a importância do comércio do vinho do Porto no desenvolvimento histórico da cidade através de diversos painéis e postos multimédia que ilustram toda a atividade comercial, a região vinhateira, a linha férrea do Douro, os barcos rabelos, a evolução das garrafas e diversos objetos relacionados com o famoso néctar.

A nova exposição do Museu do Vinho do Porto tem como tema “O Governo da Cidade e o Vinho” e agora o percurso gira em torno de três categorias de oficiais municipais que ao longo dos séculos lidaram com o vinho: Vereadores, Almotacés e Aferidores.

A sua intervenção como decisão, fiscalização e cotejo pelos padrões é conhecida através de uma massa importante de documentação do Arquivo Histórico Municipal: deliberações, acórdãos, posturas, regulamentos, editais e pautas.

As duas categorias chegam aos nossos dias como o Vereador e o Aferidor, mas o Almotacé irá desaparecer com a Constituição Liberal de 1832 sendo as suas funções distribuídas por novos cargos do poder municipal e central.

A documentação das funções municipais no Porto foi selecionada como guia ao longo dos vários pisos, um livro de acórdãos manuscritos datado de 1787 que nos acompanhará na exposição, as obras de arte e a documentação pertencem às coleções da Câmara Municipal do Porto.