Home > porto 

Livraria Lello

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
A Livraria Lello fica na Rua das Carmelitas, cidade do Porto, norte de Portugal.
 
A História da Livraria Lello no Porto
 
As origens da Livraria Lello remontam a 1881, altura em que os irmãos José e António Lello inauguraram no Porto um estabelecimento dedicado ao comércio e edição de livros.

José Lello foi um homem de cultura entusiasta da leitura, amante do livro e da música, sonhava em ser livreiro e que se concretizou em 1881 e vários anos mais tarde o seu irmão António Lello também entrou neste negócio de livreiro.

Nesta altura os irmãos Lello transferem o negócio para a Rua do Almada sem saberem que o edifício que levaria o seu nome até ao próximo milénio ficava apenas a alguns quarteirões de distância.

Em 1894 é que José Lello compra a Livraria Chardron com todo o seu arquivo exclusivo, como as primeiras edições de obras icônicas como as de Eça de Queirós ou de Camilo Castelo Branco.

No dia 13 de Janeiro de 1906 é inaugurado o edifício da Livraria Lello tal como a conhecemos hoje, moldado pela magnífica visão do engenheiro Francisco Xavier Esteves.

A inauguração acontece em um ambiente repleto de importantes figuras políticas, artistas, respeitados burgueses e comerciantes da cidade, entre os quais se destacam o escritor Guerra Junqueiro, o diretor de O Comércio Bento Carqueja, o escritor Júlio Brandão e Aurélio Paz dos Reis o pioneiro do cinema em Portugal.
A construção da Livraria Lello no Porto
 
O prédio da Livraria Lello foi construído pelo engenheiro Xavier Esteves (1906), e tinha um gosto particular pela literatura, e essa afinidade foi marcada na construção de uma das livrarias mais emblemáticas do mundo.

A fachada neogótica é conhecida por ser colorida e possui as famosas pinturas de José Bielman que simbolizam a Arte e a Ciência.

No interior da Livraria Lello combinam o estilo eclético e o estilo Art Noveau, e encontram-se representações de José Lello e António Lello.

Ao longo da sala encontram-se os bustos de alguns dos mais importantes escritores portugueses como Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco e Teófilo Braga.

No interior da Livraria Lello há um teto majestoso de gesso pintado, é uma técnica também aplicada na ornamentação das escadas (a icônica escada carmesim).

No primeiro andar destacam-se os detalhes arquitetônicos: os detalhes Art Déco nas paredes e as colunas que se elevam para o piso inferior.

No imponente vitral, uma estrutura de vidro de 8 metros de comprimento e 3,5 metros de largura onde pode-se ler a expressão “Decus in Labore” (Dedicação no Trabalho) que recorda a regra de ouro desta casa que se aplica a todos os que nela entram.