Home > porto 

Jardins do Palácio de Cristal

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Os Jardins do Palácio de Cristal ficam na Rua de Dom Manuel II, cidade do Porto, norte de Portugal.
 
As Características dos Jardins do Palácio de Cristal do Porto
 
No topo de uma falésia no centro da cidade do Porto encontram-se os Jardins do Palácio de Cristal foram criados no final do século XIX, o layout dos jardins foi uma obra projetada pelo arquiteto paisagista alemão Émile David na década de 1860.

Os Jardins do Palácio de Cristal apresentam-se como jardins históricos, em que se mostra a importância dum espaço verde com plantas e canteiros estéticos e utilitários proporcionando o bem estar através de um passeio por este lugar.

Os Jardins do Palácio são formados por um parque maravilhoso constituído por plantas exóticas, roseiras, arbustos ornamentais, gramados entrelaçados com caminhos salpicados de sol, esculturas, magnólias gigantes, camélias, ciprestes e oliveiras (imensas variedades de árvores), fontes a funcionar como espelhos d''''água, animais como pavões, e observar as vistas deslumbrantes sobre o Porto, a Gaia e o Douro.

No interior alberga o Pavilhão Rosa Mota, espaço de eventos desportivos, espaços para concertos, espaço infantil, uma capela, a moderna Biblioteca Almeida Garrett e o Museu Romântico.
Os diferentes Jardins do Palácio de Cristal do Porto
 
Nos Jardins do Palácio encontram-se vários jardins distintos, cada um com a sua particularidade, e são sete os vários jardins que compõem os 8 hectares de espaço verde com vista para o rio Douro no coração da cidade do Porto.

O Jardim Émile David é o primeiro jardim que vemos assim que passamos pelos Portões do Jardim é constituído por um espaço amplo e com estátuas e chafarizes e é o Jardim que homenageia o arquiteto responsável pelo projeto.

O Jardim das Plantas Aromáticas ou o Jardim das Plantas Medicinais que têm fragrâncias únicas e especiais.

A Avenida das Tílias é igualmente imponente, e passa pela Biblioteca Almeida Garrett, pela Concha Acústica e pela Capela de Carlos Alberto de Sardenha.

Neste complexo paisagístico o Jardim dos Sentimentos merece destaque pois oferece uma excelente panorâmica sobre o rio Douro.

O Jardim dos Sentimentos é um jardim temático dentro dos Jardins do Palácio de Cristal localizado no extremo sul, um bonito espaço quer pela sua localização e vistas privilegiadas sobre a zona ribeirinha.

Num plano abaixo desses bancos, e ligado ao local mais alto por uma rampa, encontramos uma espécie de labirinto com diferentes flores e uma placa com o sentimento a que elas remetiam.

O Jardim dos Sentimentos é constituído por um desenho em forma de labirinto onde encontramos várias espécies de plantas que remetem para sentimentos como a açucena (saudade), videira (alegria), o joio (inveja) e a hortelã (crueldade).

No extremo poente encontramos uma estátua de uma mulher em bronze de grande dimensão assente numa base em degraus com vista sobre o rio Douro, e esta imagem é da autoria do escultor Teixeira Lopes que representa o sentimento da "Dor".

O arbusto que envolve esta escultura é chamada de murta é uma planta que simbolicamente aparece ligada à dor e há milênios que está associada a rituais e cerimônias (o ritual para a lavagem de mortos).

A partir destes jardins fazem também parte o Jardim das Cidades Geminadas e o Jardim do Roseiral.