Home > porto 

Casa da Música

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Fica localizado na Avenida da Boavista, Cidade e concelho do Porto, Norte de Portugal.
 
A Casa da Música é a principal sala de concertos localizada na Avenida da Boavista, Cidade do Porto, Norte de Portugal.

O edifício foi projectado pelo arquitecto holandês Rem Koolhaas, mas a construção só ficou concluída em 2005, transformando-se imediatamente num ícone da cidade.

O concerto do dia de abertura ocorreu no dia 14 com os Clã e Lou Reed, o espaço só foi inaugurado no dia 15 de abril de 2005, pelo então Presidente da República Jorge Sampaio, o primeiro-ministro, políticos e a sociedade do Porto estiveram presentes para o concerto dado pela Orquestra Nacional do Porto.

A Casa da Música foi construída junto da Praça de Mouzinho de Albuquerque onde antes era usada para recolha e reparação de carros eléctricos que circulavam pela cidade do Porto.

A Casa da Música acabou por ser inaugurada em Abril de 2005, mas os trabalhos só foram totalmente encerrados em Maio do ano seguinte.

A construção do edifício trouxe novos desafios à engenharia de maneira a conseguir a forma geométrica ímpar que o edifício tem, os trabalhos de engenharia estiveram a cargo das empresas Ove Arup em Londres em conjunto com os Afassociados no Porto.

A Casa da Música possui dois auditórios principais, embora outras áreas do edifício possam ser adaptadas para concertos ou espetáculos (oficinas ou atividades educacionais).

O auditório grande tem uma capacidade inicial de 1 238 lugares, mas pode variar de acordo com a ocasião.

O auditório pequeno é flexível, não sendo preciso fixar um número de lugares, embora possa ser definida uma média de 300 lugares sentados e 650 lugares de pé, e no topo do edifício existe um terceiro espaço para espectáculos projetado para 250 lugares.

No Restaurante pode apreciar uma cozinha com assinatura de autor, inspirada no mundo é confeccionada com ingredientes de qualidade e a preços convidativos.

O edifício possui uma arquitetura inovadora e foi pensada para acolher todos os tipos de música, desde a clássica à electrónica, do jazz ao fado, das grandes produções internacionais aos pequenos projectos experimentais.

A Casa da Música é o principal local de concertos da cidade, e que sempre conta com uma programação variada para todos os tipos de público, e também realiza alguns eventos gratuitos.

Atualmente a Casa da Música possui dois auditórios principais, mas há outras salas que são sempre utilizadas dependendo do tamanho do evento.

A Sala Suggia é a principal e recebe esse nome em homenagem à violoncelista portuguesa Guilhermina Suggia.

A Sala 2 é a segunda maior sala de concertos da Casa da Música e foi projetada para atender a qualquer tipo de evento.

O espaço Cibermúsica foi criado para o serviço educativo, mas mais tarde se tornou mais uma sala para diferentes eventos.

A Sala Roxa e a Laranja são duas salas que servem para eventos educativos e infantis, mas a Sala Vip é mais utilizada para eventos fechados e pequenas conferências.