Home > madeira 

Fortaleza de São João Baptista do Pico

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se no Pico dos Frias, na freguesia de São Pedro, concelho do Funchal, Ilha da Madeira, Portugal
 
O Forte do Pico ou de São João Batista foi construído no início do século XVII como parte do sistema defensivo da cidade contra os frequentes ataques de corsários.

A fortaleza foi erguida no contexto da Dinastia Filipina, em posição dominante sobre o Picos dos Frias como parte integrante do sistema defensivo da cidade do Funchal contra os ataques de corsários e piratas frequentes nesta região do oceano Atlântico nesta época.

Os visitantes através dos muros altos da fortaleza podem desfrutar de uma das melhores vistas da cidade e porto do Funchal que é um dos "ex-libris" da ilha.

Nos meados do século XX o antigo forte passou para a esfera da Marinha Portuguesa para ali ser instalado o Posto Rádio Telegráfico do Funchal que posteriormente passou a se designar Estação Rádio Telegráfica Naval do Funchal, e com as inúmeras antenas então levantadas a população passou a designá-la por "Pico Rádio".

O recinto da fortaleza em forma de cidadela a uma altitude de 111 metros acima do nível do mar ocupa uma área de 2.750 metros quadrados.

No seu interior destaca-se a grande cisterna escavada na rocha em abóbada sobre a bateria principal com dimensões de 18 metros de comprimento, 6 metros de largura e 10 metros de altura até ao fecho.

No essencial, a Fortaleza de S. João Baptista do Pico mantém a sua estrutura original de traça maneirista, com quatro baluartes pentagonais que se desenvolvem internamente em dois níveis, ficando no mais baixo a praça de armas onde se encontra esta exposição.

Este espaço foi objecto recentemente de algumas obras de requalificação e recuperação, uma infra estrutura que integra uma área multiusos direcionada a concertos e conferências, para além de uma cafetaria com uma vista privilegiada sobre a cidade.
A Classificação da Fortaleza de São João Baptista do Pico
 
A Fortaleza de São João Baptista do Pico foi declarada Imóvel de Interesse Público em 1943, e atualmente encontra-se guarnecida por militares da Armada Portuguesa, apresentando uma sala-museu que pode ser visitada diariamente.