Home > madeira 

Casas típicas de Santana

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se no concelho de Santana, na ilha da Madeira, e são um ex-libris do concelho de Santana, e um cartaz turístico da ilha da Madeira, Portugal
 
As casas têm uma forma triangular e são revestidas de colmo, e popularmente conhecidas por casinhas de Santana.

A arquitetura deste tipo de casas remonta à descoberta da Madeira e representa uma parte do património da Madeira.

A fama destas casas é que são conhecidas por serem pequenas, triangulares, coloridas, feitas de palha vindas da plantação de cereais que servia para cobri-las, e a madeira porque era um material barato e abundante nessa região é importante para equilibrar a temperatura do interior.

A alta inclinação dos telhados permitia a drenagem da água da chuva garantindo assim a impermeabilidade da casa.

O interior destas casas é constituído por um sótão onde os produtos agrícolas eram mantidos, e um térreo onde se localizava a área residencial dividida em duas partes separadas, a cozinha e o quarto.

O centro da cidade de Santana é o melhor lugar da ilha para observar as casas tradicionais da Madeira onde os visitantes podem observar várias dessas casas coloridas possuindo belos jardins.

No outro lado da rua há um mercado de frutas que nos finais de semana os turistas podem visitar e comprar como: maracujá, goiaba, pitanga, papaia, banana, figo, tabaibo, nêspera, tangerina, abacate, etc.

Acredita-se que estas casas sejam vestígios de construções primitivas feitas de madeira e colmo, na região por haver falta de pedra rija, o clima ser frio no inverno adotou-se esta matéria-prima possibilitando também uma adaptação às estações do ano, frescas no verão e quentes no inverno.

Nesta zona havia dois tipos de casas típicas: as assentes no chão sobre troncos de madeira chamadas “Casas Rasteiras” e as chamadas “Casas Meio Fio” que eram assentes sobre paredes de pedra basalto, e o rés do chão composto por três divisões como a sala de estar e os dois quartos de dormir.

No piso superior ficavam outros quartos de dormir e de arrumos, no sótão servia para guardar as sementes para a plantação da próxima sementeira.

Os telhados das casas são cobertos com colmo de três em três anos, composta no mínimo por duas camadas de colmo, em que a cobertura é feita com os troços do colmo para baixo e a segunda camada em que o colmo é colocado com os troços para cima.

Estas habitações remonta ao descobrimento da Madeira, que devido à abundância de madeira e palha proveniente da plantação dos cereais serviu para a cobertura das habitações das pessoas e dos chamados “palheiros# onde se guardavam os animais.

Atualmente estas casas típicas da Madeira são lojas turísticas que vendem peças tradicionais em barro ou madeira, casas típicas da Madeira (Santana) em miniatura, bonecos de palha de milho, bordados, bonecas de massa, as miniaturas de cestos do Monte, bonecas com trajes regionais, bordados, linhos, tapetes e artigos de vestuário, produção dos tecidos para os trajes típicos realizada segundo os métodos artesanais feitos com produtos naturais (a lã de ovelha e o linho).