Home > lisboa 

Praça Dom Pedro IV ou Rossio

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Fica localizado na freguesia Santa Maria Maior, cidade de Lisboa, Centro de Portugal
 
A Praça Dom Pedro IV ou Rossio é uma praça da Baixa de Lisboa, tem constituído um dos centros nevrálgicos da cidade.

A Praça do Rossio em Lisboa, também conhecida como Praça Dom Pedro IV, e este largo caracteriza-se por ser uma das mais antigas praças da capital portuguesa cheia de história e recordações, muito movimentada e visitada pelos turistas.
Reconstrução da Praça Dom Pedro IV ou Rossio após o Terramoto de 1755
 
Após o terramoto de 1755, a praça foi reconstruída segundo o plano de Carlos Mardel, pois poucos edifícios lhe resistiram, renascendo uma praça rectangular de 166 m de comprimento x 52 m de largura.

No lugar do Palácio dos Estaus passou a instalar-se o Paço da Regência(1807), a Câmara dos Pares (1826), a Academia Real de Fortificação, a Secretaria da Intendência da Polícia, a Escola do Exército e o Tesouro Público.

Nesta praça assistiu-se a touradas, paradas militares, festas cortesãs, revoluções populares e também a autos de fé durante a Inquisição, tumultos populares, lutas liberais e miguelistas (22 de agosto de 1831).

Entre 1846 e 1849 na praça é construído o Teatro D. Maria II, postas árvores, fontes, botequins.

Em 1848, por iniciativa do General Eusébio Pinheiro Furtado, o pavimento é calcetado com mosaico português em basalto e calcário em padrões ondulantes, e foi um dos primeiros desenhos deste tipo a decorar os pavimentos da cidade.

No princípio do século XIX os célebres botequins do “Nicola” e das “Parras” onde se reuniam os literatos do tempo, Manuel Maria Barbosa du Bocage, Nuno Álvares Pato Moniz, Francisco Joaquim Bingre, João Vicente Pimentel Maldonado, Manuel Maria Barbosa du Bocage.
As Características da Praça Dom Pedro IV ou Rossio (Baixa de Lisboa)
 
A praça apresenta uma grande área de pedestres ladeada por árvores com vários cafés, restaurantes, lojas turísticas, uma fonte (século XIX), o Café Nicola e o Café Beira Gare (dois dos cafés mais famosos de Lisboa) eram os favoritos entre os escritores e artistas do século 18 e 19.

Neste espaço o pavimento é calcetado com mosaico português em basalto e calcário em padrões ondulantes e prestam homenagem ao passado marítimo de Lisboa, no meio apenas um chafariz com várias fontes.

No centro da praça, sobre um pedestal de 23 metros de altura, ergue-se uma estátua de bronze de Dom Pedro IV, Rei de Portugal e primeiro imperador do Brasil. (1870 proclamou a independência frente a Portugal).

Hoje neste lugar pode-se assistir a ocasionais comícios políticos, observar os seus sóbrios edifícios pombalinos já muito alterados, lojas de recordações, joalharias e cafés.

Na praça do Rossio encontramos um magnífico edifício de estilo neoclássico designado Teatro Nacional Dona Maria II, prédios históricos, um lugar amplo e com muito movimento, táxis, e fica perto do Elevador de Santa Justa.

No lado Noroeste da praça encontra-se a Estação do Rossio que integra uma bela fachada desenhada por José Luís Monteiro (1887).