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Praça do Marquês Pombal

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Fica localizado entre a Avenida da Liberdade e o Parque Eduardo VII, cidade de Lisboa, Centro de Portugal
 
A Praça do Marquês Pombal, também conhecida por “Rotunda do Marquês de Pombal, é uma importante praça da cidade de Lisboa.
As Características da Praça do Marquês Pombal em Lisboa
 
Nesta praça encontramos o Monumento ao Marquês de Pombal que é constituído por um pedestal em pedra trabalhada, com 40 metros de altura num pedestal que ostenta na parte superior quatro medalhões onde figuram os principais colaboradores do Marquês de Pombal (inaugurado a 13 de Maio de 1934).

A parte inferior da base encontra-se rodeada por diversas figuras alegóricas, nomeadamente a figura feminina simbolizando «Lisboa reedificada» e três grupos escultóricos evocando as reformas levadas a cabo por Sebastião Carvalho e Melo.

No cimo, a estátua do Marquês de Pombal de corpo inteiro assenta o braço sobre o dorso de um leão que simboliza a força, a determinação e a própria realeza, a calçada em volta da rotunda está decorada com as armas de Lisboa.

A praça é um importante nó da rede do metropolitano de Lisboa, com o cruzamento das linhas azul e amarela.

Neste nó estabelece-se, ao longo de várias paragens situadas nas artérias afluentes à praça, uma importante placa intermodal dos vários transportes que servem a região de Lisboa, com os serviços regulares da Carris, da Vimeca e da TST que permitem a ligação directa desta praça com a maior parte dos locais da cidade de Lisboa, assim como aos concelhos de Oeiras, Amadora, Sintra, Odivelas, Loures e Almada.

Desde Setembro de 2012 que a circulação nesta praça se faz não apenas pela rotunda principal, mas também por uma rotunda secundária que se destina aos automobilistas que pretendem entrar e sair das avenidas Duque de Loulé e Alexandre Herculano.

Isto ocorre porque estes arruamentos estão demasiadamente próximos a outros que confluem na mesma praça facilitando e tornando mais seguro o acesso aos mesmos, pois a distância a percorrer é substancialmente menor.

A rotunda secundária é concêntrica à principal, e foi criada a partir de zonas de paragem de autocarros que foram unidas entre si suprimindo ilhéus de passeio e substituindo-os por alcatrão.