O incrível Museu está localizado no antigo Convento da Madre de Deus (fundado em 1509), portanto o edifício é constituído por claustro, sacristia, coro alto e Capela de Santo Antônio e seus azulejos originais são exemplos espetaculares da arte e arquitetura de 1500.
Em Portugal os azulejos exibiam cores lisas e formas geométricas, mas no século XVI mais padrões decorativos baseados em trabalhos de nós e padrões geométricos hispanicos, mouros e islâmicos e foram gradualmente substituídos por motivos europeus com padrões vegetais e animais, motivos góticos e românicos.
A colecção do Museu Nacional do Azulejo abrange a produção azulejar da segunda metade do século XV até à actualidade, gigantescas representações religiosas em paredes e retábulos, escadarias revestidas de azulejos, cenas de caca e flores, lendas contadas em azulejos, mapas coloridos de Lisboa em azulejos, peças de cerâmica, porcelana e faiança dos séculos XIX a XX.
No início da exposição permanente encontra-se um pequeno núcleo que ilustra os materiais e técnicas de manufactura do azulejo, exposições temporárias e permanentes renovadas ao longo dos anos, salas dedicadas à azulejaria do século XVI, XVII, e XVIII e a Sala de D. Manuel.
Este Museu é constituído por um acervo de mais de 300 mil azulejos, painéis de azulejos de grande valor em que se destaca o “Grande Panorama de Lisboa" (1700), a "Lição da Dança” (1707) e a “Senhora ao Toucador” (1700-1730), azulejos com imagens das colônias de ultramar (tempo das cruzadas na Terra Santa e no Próximo Oriente).
O Retábulo de Nossa Senhora da Vida (1580), a Capela de Santo Antônio é formado por 27 pinturas atribuídas a André Gonçalves (1692- 1762), e obras do século XX e exposições permanentes e temporárias com obras atuais.
A Capela de Santo Antônio apresenta um teto abobadado com uma enorme cúpula, cenas de azulejos azuis e brancos ao longo das paredes laterais e posterior, e dourado barroco por toda a parte.
No 2º andar pode ver uma extensa e requintada paisagem em azulejo de Lisboa o “Grande Panorama de Lisboa" (1700) formado por um grande painel de azulejo em que mostra a mais completa vista da cidade de Lisboa a partir do rio Tejo antes do terramoto (1755).