Home > lisboa 

Cristo Rei

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Fica localizado em Almada, concelho e distrito de Lisboa, centro de Portugal
 
O Santuário do Cristo Rei é um monumento católico e santuário dedicado ao Sagrado Coração de Jesus Cristo com vista para a cidade de Lisboa.

O Santuário do Cristo Rei foi inspirado na estátua do Cristo Redentor do Rio de Janeiro no Brasil após a visita do Cardeal Patriarca de Lisboa àquele monumento.

O projecto foi inaugurado a 17 de Maio de 1959, enquanto Portugal era governado pelo autoritarismo do Presidente do Conselho de Ministros António de Oliveira Salazar deu a sua autorização final ao projecto.

A estátua gigante de cimento foi erguida para expressar gratidão porque os portugueses foram poupados dos efeitos da Segunda Guerra Mundial.

A construção do monumento a Cristo Rei foi aprovada numa Conferência do Episcopado Português , realizada em Fátima a 20 de Abril de 1940, como um apelo a Deus para que libertasse Portugal da entrada na Segunda Guerra Mundial.

O monumento foi erguido no topo de uma falésia isolada 133 m acima do mar, sobranceiro à margem esquerda do rio Tejo, foi construída na freguesia do Pragal que se fundiu com as freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas em 2013, passando a ser o concelho de Almada .

O Cristo Rei é o ponto mais alto de Almada num planalto dominado pela Ponte 25 de Abril e próximo da Estação Elevatória e do Reservatório do Pragal, e é acessível a partir de Lisboa de carro (pela Ponte 25 de Abril a este do cruzamento), de comboio passando pela estação do Pragal e de ferry (o Cacilheiro) sobre o Tejo através do porto de Cacilhas em Almada.

O monumento consiste em um pedestal trapezoidal de 82 metros (269 pés) de altura, formado por quatro arcos e uma plataforma plana, sustentando a imagem de Cristo de 28 metros (92 pés).

A sua base foi desenhada pelo arquitecto António Lino em forma de portão, enquanto a estátua de Cristo Rei foi desenhada pelo escultor Francisco Franco de Sousa, os quatro arcos do pedestal são orientados nas direções da rosa dos ventos.

A figura do Cristo, comparável à estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, forma uma cruz, com os braços estendidos voltados para a cidade de Lisboa como se a abraçasse, por questões de segurança e proteção o monumento foi suficientemente afastado das falésias em que predomina.

Na base da estátua encontra-se o miradouro com 82 metros (269 pés) que permite vistas panorâmicas da cidade de Lisboa, do Rio Tejo e da Ponte 25 de Abril.

Sob a estátua, ocupando um quinto da altura do pedestal, encontra-se a Capela de Nossa Senhora da Paz ( Nossa Senhora da Paz ) com entrada pela fachada norte.

Este espaço é distintamente diferente com sua pedra de alvenaria, a fachada norte encimada por cruz e as outras fachadas contendo portas estreitas.

No interior de dois dos pilares encontra-se um sistema de elevador com acesso ao terraço, a estátua tem 79,30 metros de altura e vista para o Tejo (192 metros acima do rio).

A sul do monumento encontra-se o edifício do Santuário, constituído por um corpo rectangular de três alas, com fachadas revestidas a tijolo de alvenaria.

Em 1987 havia um plano para construir 18 edifícios e espaços diferentes ao redor do monumento (incluindo um restaurante, mirantes, um complexo comercial, uma área de estacionamento e um santuário), dos quais apenas algumas dessas estruturas foram construídas.

O interior do monumento está dividido em vários espaços, entre eles uma biblioteca, um bar, dois salões e a capela-mor. dois espaços religiosos foram dedicados, um à Capela de Nossa Senhora da Paz e outro Capela dos Confidentes de Jesus, existem relíquias expostas para veneração pública (de Santa Margarida Maria Alacoque , São João Eudes, Santa Faustina Kowalska e Maria Santíssima do Divino Coração ) relativas às revelações do Sagrado Coração de Jesus).