Home > lisboa 

Basílica da Estrela

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se na Praça da Estrela, cidade de Lisboa (capital de Portugal), Centro de Portugal.
 
A Basílica da Estrela é constituída por uma vasta igreja encimada por uma cúpula, ergue-se no alto de uma colina na zona oeste da cidade, sendo um dos marcos da zona da Lapa.

Na segunda metade do século XVIII, D. Maria I e D. Pedro III, filha e genro-irmão de D. José I, fizeram voto de que construiria uma igreja se tivessem um filho para herdar o trono.

O seu desejo foi satisfeito e a construção do templo foi iniciada em 1779, mas infelizmente, entretanto, o menino batizado como D. José veio a falecer vítima de varíola, dois anos antes do término da construção em 1790.

O templo apresenta características do estilo barroco final e do neoclássico, a fachada é ladeada por duas torres gémeas e decorada ao centro com um relevo representando o Sagrado Coração de Jesus com estátuas de santos (Santo Elias, Santa Teresa de Ávila, São João da Cruz e Santa Maria Madalena de Pazzi) e figuras alegóricas (Fé, Devoção, Gratidão e Liberalidade) da autoria de Joaquim Machado de Castro e dos seus pupilos.

O amplo interior de mármore cinzento, rosa e amarelo iluminado por aberturas na cúpula, várias pinturas de Pompeo Batoni adornam o seu interior.

O túmulo estilo império de D. Maria I que faleceu no Brasil está no transepto direito, e um extraordinário presépio de Machado de Castro formado por mais de 500 figuras de cortiça e terracota.

O templo dispõe de dois órgãos: o grande órgão (construído em 1789) e o órgão de coro (1791) ambos construídos pelo organeiro António Xavier Machado e Cerveira.

O órgão de coro foi restaurado em 1998, em 2009 foi criada a Schola Cantorum da Basílica da Estrela que tem por missão reactivar em Portugal a prática da melhor música litúrgica, tradição desaparecida há dois séculos, e ainda plenamente viva noutros países da Europa.

No ano de 2009 foi criada na Basílica da Estrela a Escola de Canto que tem como objetivo reativar a prática da música litúrgica.

A Basílica da Estrela foi a primeira igreja no mundo dedicada ao Sagrado Coração de Jesus tendo por base as revelações de Cristo a Santa Margarida Maria de Alacoque e reforçadas mais tarde à Beata Maria do Divino Coração Droste zu Vischering.

O Terraço da Basílica da Estrela possui 114 degraus, ao chegar ao cimo pode ver o Jardim da Estrela, um parque muito grande com alguns animais soltos (patos), a Ponte 25 de Abril, o Castelo de São Jorge e o Rio Tejo.

A Basílica da Estrela é uma das igrejas mais ornamentadas de Lisboa com uma fachada neoclássica detalhada, o interior revestido de padrões geométricos de mármore e um presépio permanente com 500 figuras e talhado em cortiça.