Home > fatima 

Basílica da Santíssima Trindade

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Fica localizado na Avenida de Dom José Alves Correia da Silva, freguesia e cidade de Fátima, centro de Portugal
 
A Basílica da Santíssima Trindade é uma enorme igreja dedicada à Santíssima Trindade pertença do complexo do Santuário de Fátima, dispondo de 8 633 lugares sentados e 40 000 m² de área.

O projeto teve autoria do arquiteto grego Alexandros Tombazis, e foi inaugurada em 12 de Outubro de 2007 pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone por ocasião do 90.º aniversário das aparições da Virgem Maria em Fátima

A Igreja da Santíssima Trindade está situada no recinto do Santuário de Fátima, no lado oposto da Basílica, foi inaugurada em 2007, mas estava planeada desde 1973.
As Características da Basílica da Santíssima Trindade em Fátima
 
A Igreja é a mais recente construção do complexo do Santuário de Fátima sendo dedicada ao culto da Santíssima Trindade.

A intenção de aí construir um novo templo remonta a 1973 por se verificar que a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima já não tinha dimensão suficiente para acolher a totalidade dos peregrinos, em particular aos domingos e outros dias de média afluência.

Em 1997, por meio do Monsenhor Luciano Guerra, o Santuário de Fátima organizou um concurso internacional para a concepção de um novo edifício junto à Praça de Pio XII, com uma escala adequada às necessidades reais.

O lançamento da primeira pedra teve lugar no dia 6 de junho de 2004, Solenidade da Santíssima Trindade, três anos mais tarde as obras estavam concluídas, sendo a igreja dedicada em 12 de outubro de 2007 pelo cardeal Tarcisio Bertone, então Secretário de Estado do Vaticano e legado de Bento XVI para o encerramento do 90.º aniversário das aparições de Nossa Senhora, e a igreja foi elevada à categoria de Basílica (13 de Agosto de 2012).

A nova igreja foi dedicada à Santíssima Trindade nomeadamente pelas seguintes razões: as aparições do Anjo da Paz, Santíssima Trindade e o Grande Jubileu do Ano 2000 também dedicado à Santíssima Trindade

O projeto de arquitetura foi realizado pelo arquiteto grego Alexandros Tombazis vencedor do concurso internacional lançado em 1997 e o projeto de estrutura pelo engenheiro José Mota Freitas.

O novo edifício foi integralmente pago com os donativos dos peregrinos deixados ao Santuário de Fátima ao longo dos anos.

A Basílica da Santíssima Trindade é o quarto maior templo católico do mundo, e acolhe calorosamente os peregrinos permitindo uma vista panorâmica da totalidade do seu interior e fornecendo a monumentalidade desejada.

A Igreja da Santíssima Trindade tem uma altura de 18 metros, de configuração circular (com 125 metros de diâmetro exterior), apresenta um espaço interior unificado, sendo a cobertura suportada por duas vigas com um vão livre de 80 metros.

O edifício é totalmente dominado pela cor branca, tanto no que respeita às vigas em que o betão branco está à vista, como nos restantes elementos construtivos (revestidos com pedra da região de Fátima, conhecida por branco do mar).

Acessível por meio de duas escadarias e duas rampas estendem-se por um total de 150 metros e a parede nascente encontra-se revestida por painéis de azulejos da autoria de Álvaro Siza Vieira.

A Igreja é uma construção moderna, redonda, branca, da cor da pedra que cobre, pedra local conhecida como “branco do mar”.

Este enorme edifício tem 125 m de diâmetro, tem um volume de 130.000 m3 e 8.633 lugares sentados e pode ser dividido em duas áreas por uma divisória móvel, e existem 76 lugares para pessoas com deficiência.

O seu arquiteto foi o grego Alexandros Tomazis, mas outros artistas importantes contribuíram para este projeto.

A porta principal de 8 m de altura em bronze e é dedicada a Cristo foi realizada por Pedro Calapez, o painel de azulejos pintados no átrio dos Apóstolos Pedro e Paulo é de Siza Vieira, e a cruz de bronze de 34 m de altura no exterior a Igreja é do artista alemão Robert Schad.