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Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Fica localizado na Cova de Iria, Serra de Aire, cidade de Fátima, centro de Portugal
 
A Basílica de Nossa Senhora do Rosário chamada de "Basílica do Rosária" é uma basílica que integra o Santuário de Fátima situado no lugar da Cova da Iria, em Fátima.

A Basílica do Rosário começou a ser construída em 1928 em estilo neo-barroco segundo um projecto do arquitecto neerlandês Gerardus Samuel van Krieken, e ergue-se no local onde os Pastorinhos brincavam a fazer uma pequena parede de pedras quando viram o clarão que os fez pensar ser uma trovoada em 13 de Maio de 1917.

A primeira pedra foi benzida pelo Arcebispo de Évora, D.Manuel da Conceição Santos, em 1928, tendo a sagração ocorrido em 7 de Outubro de 1953 e foi-lhe concedido o título de Basílica Menor pelo Papa Pio XII (1954).

O edifício mede 70,5 metros de comprimento e 37 de largura, e foi construído totalmente com pedra da região (lugar do Moimento) e os altares são de mármore de Estremoz, de Pero Pinheiro e de Fátima.

À frente da Basílica do Rosário foi instalada uma grande tribuna, com altar, presidência, ambão e bancos para os concelebrantes.

A torre sineira tem 65 m de altura sendo rematada por uma coroa de bronze de 7000 kg, construída na fundição do Bolhão, Porto, e encimada por uma cruz iluminada durante a noite.

O carrilhão é composto por 62 sinos, fundidos e temperados em Fátima por Manuel Gonçalves, o sino maior pesa 3.000 kg e o badalo 90, o relógio é obra de Bento Rodrigues, de Braga, os anjos da fachada de mármore são da autoria de Albano França.

No dia 13 de Maio de 195, foi inaugurada uma grande estátua do “Imaculado Coração de Maria” esculpida pelo Pe. Thomas McGlynn sob indicação da Irmã Lúcia.

Esta estátua tem a altura de 4,73 m e pesa 13 toneladas, esta imagem oferta dos católicos americanos evoca o conteúdo da mensagem referente à devoção ao Imaculado Coração de Maria, a que Nossa Senhora aludiu nas três primeiras aparições da Cova da Iria e nas aparições de Pontevedra: a devoção dos cinco primeiros sábados, a consagração da Rússia e o triunfo do seu Imaculado Coração.

À entrada da Basílica, por cima da porta principal encontra-se um mosaico que representa a Santíssima Trindade a coroar Nossa Senhora, e foi executado nas oficinas do Vaticano e ali benzido pelo então Secretário de Estado, Cardeal Eugénio Pacelli, futuro Papa Pio XII.

O 15º mistério, um baixo-relevo de pedra, na ábside da capela-mor representa a Santíssima Trindade a coroar Nossa Senhora, e é da autoria de Maximiano Alves.

À entrada da Basílica, do lado direito, encontra-se a imagem de S. João Eudes, fundador da Congregação de Jesus e Maria (Eudistas) e da Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Refúgio (também da autoria de Martinho de Brito).

No lado esquerdo, está a estátua de Santo Estevão, primeiro rei da Hungria coroado no ano 1000, que consagrou a sua nação a Nossa Senhora, é da autoria de António do Amaral de Paiva.

Os túmulos dos irmãos Francisco Marto e Jacinta Marto encontram-se respectivamente no extremo direito e esquerdo do transepto.

O templo tem duas sacristias, tendo uma sido convertida em lugar de culto, com o nome de Capela de São José.

Os 14 altares laterais representam um mistério do Rosário, os baixos-relevos dourados aí colocados são da autoria do então Jovem Escultor Martinho de Brito.

A coroação de Nossa Senhora de Fátima em 13 de Maio de 1946, e o encerramento do Ano Santo (13 de Outubro de 1951) onde são evocados em duas lápides, à entrada da capela-mor.

O arco cruzeiro ostenta, em toda a volta, um mosaico onde se lê Regina Sacratissimi Rosarii Fatimae ora pro nobis.

Do lado direito da capela-mor encontra-se a estátua de São Domingos de Gusmão, o grande apóstolo do rosário no século XIII (autoria de Maria Amélia Carvalheira da silva). Do lado esquerdo, Santo António Maria Claret, fundador da Congregação dos Missionários do Coração de Maria (da autoria de Martinho de Brito).

Por detrás da balaustrada encontra-se uma imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Ao centro, um grande altar de pedra com frontal de prata representando a Última Ceia de Cristo, da mesma pedra do altar são feitos o ambão, a peanha da imagem de Nossa Senhora e as cadeiras da presidência.

O quadro do retábulo representa a Mensagem de Nossa Senhora que desce em forma de luz e de paz ao encontro dos videntes preparados pelo Anjo é da autoria do arquitecto João de Sousa Araújo, no canto superior direito figuram os papas Pio XII, João XXIII e Paulo VI e do lado oposto 3 anjos-

Os vitrais da capela-mor representam os quatro evangelistas, a aparição do Anjo, uma cena da vida dos pastorinhos, e aspectos da Cova da Iria em dia de peregrinação,e são da autoria do Arquitecto João de Sousa Araújo.