Home > açores 

Igreja de Nossa Senhora da Paz

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se na o alto do Monte de Nossa Senhora da Paz, concelho de Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, Região Autónoma dos Açores, Portugal
 
O templo foi construído em 1764 remonta a um templo mais primitivo erguido possivelmente no século XVI, segundo a tradição no local onde um pastor terá encontrado uma imagem da Virgem numa gruta.

O Santuário de Nossa Senhora da Paz está orgulhosamente localizado perto da bela Vila Franca do Campo, outrora a capital da magnífica Ilha de São Miguel, Arquipélago dos Açores.

O atual templo é do século XVIII, e terá sido edificado sobre um anterior provavelmente do século XVI erguido pela população em homenagem à Virgem por um pastor que milagrosamente encontrou uma imagem dela no local.

Nos tempos de ataques de piratas e corsários as populações tinham grande fé na proteção que este templo concedia.

A igreja de Nossa Senhora da Paz é um dos monumentos mais famosos da região e constitui este Monte de Nossa Senhora da Paz como um dos miradouros mais privilegiados da vila e sobre os arredores.

O templo possui uma escadaria extensa (100 degraus) até ao santuário, incríveis trabalhos em azulejo e pedra, canteiros que possuem hortênsias, uma vista fantástica para Vila Franca do Campo com verdes prados de pastagem, o acesso é fácil e tem estacionamento no local.

Um local de peregrinação à Nossa Senhora da Paz que é Padroeira dos festejos de Vila Franca do Campo vividos com muita intensidade pelos moradores locais.

Um miradouro natural que é um reflexo de um dos imensos locais bonitos que tem a ilha de São Miguel, as escadas da ermida estão decoradas com azulejaria, o interior da ermida é simples mas bonito.
A lenda da Ermida de Nossa Senhora da Paz
 
Nos montes ao redor de Vila Franca do Campo trabalhavam muitos pastores, num certo dia alguns deles recolheram-se a uma das grutas ali existentes para abrigar-se do mau tempo, encontrando uma imagem de Nossa Senhora.

Admirados com o achado levaram-na para a Igreja Matriz onde a entregaram ao pároco.

No dia seguinte, os pastores encontraram novamente a imagem, na mesma gruta. Reconduzida à Matriz, o fenómeno repetiu-se por alguns dias até que o povo compreendeu que a imagem desejava ter uma ermida naquele sítio.

Os materiais de construção começaram a ser transportados para um local mais abaixo da gruta, lugar mais abrigado dos ventos fortes iniciando-se os trabalhos.

No dia seguinte quando os trabalhadores chegaram para iniciar o dia de trabalho encontraram o local revirado, e as pedras colocadas no local onde a imagem fora encontrada pela primeira vez.

Nesse local foi erguido a Ermida de Nossa Senhora da Paz com o Menino Jesus ao colo, tendo na mão um ramo de oliveira.
A Classificação da Igreja de Nossa Senhora da Paz
 
A Ermida de Nossa Senhora da Paz encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Governo Regional dos Açores desde 1991.