O nosso website usa cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar, está a consentir a utilização de cookies.
Saiba Mais
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localizada na rua do Dr. Bernardino Machado, cidade de Aveiro, centro de Portugal
A atual Marinha da Noeirinha possui mais de 200 anos de história sendo afirmado em registros públicos que, em data anterior a 1864 já produziam sal para uso particular, e existem também plantas do Porto comercial de Aveiro que comprovam os seus limites e a sua existência Histórica.
Em 2016 Luis, olhou para a Noeirinha e conhecendo parte da sua história decidiu trazer de novo todo o seu potencial e relançou esta salina utilizando um processo 100% artesanal e respeitando muitas das práticas e alfaias usadas no ano de 959 (primeiro registo histórico da produção de sal em Aveiro) conseguem garantir uma elevada qualidade no sal.
As Marinhas ou como vulgarmente conhecidas por “salinas de Aveiro” estão agrupadas em cinco grupos distintos com base na sua localização: Marinhas do Monte Farinha, Grupo Norte, Grupo do Mar, Grupo de São Roque e Esgueira e Grupo sul.
A Noeirinha entra no grupo de São Roque localizado numa das zonas mais ricas na história de Aveiro, vulgarmente chamada de “Beira Mar”.
Na marinha de Aveiro pode aproveitar para conhecer algumas das espécies de aves existentes em Aveiro e dar um mergulho na piscina de água salgada e natural.
A zona de produção de sal e a piscina está diretamente ligada aos canais da ria de Aveiro, sendo a sua água naturalmente renovada com as subidas e descidas da maré, e usufruindo assim de uma água limpa e natural.
Ao percorrer toda a marinha através de visitas guiadas pelos nossos marnotos pode aprender um pouco mais sobre a história da salina que conta com todo o conhecimento passado de geração em geração.
A salina tem como principal objetivo trazer de volta a cultura da produção de sal artesanal de elevada qualidade, formar novos marnotos, contar e manter uma história que já é milenar e que ao longo dos séculos transformou Aveiro numa cidade importante para a economia portuguesa pois foi reconhecida em toda a europa por produzir sal.
A Marinha da Passagem ou Ostraveiro fica no Canal principal frente à antiga Lota, cidade de Aveiro, centro de Portugal.
Na Ostraveiro fazem aquacultura de ostras, berbigões e amêijoas onde é possível fazer visitas guiadas a produção e aos arredores da Ria de Aveiro, também uma zona de turismo onde encontra Casas-Barco totalmente ecológicos ancorados na Marinha da Passagem, e têm uma vista privilegiada para a cidade de Aveiro, as salinas e para a praia.