Home > aveiro 

Farol de Aveiro na praia da Barra

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localizada no Largo do Farol, Praia da Barra, cidade de Aveiro, centro de Portugal
 
A sua inauguração foi levada a cabo por Bernardino Machado, então ministro das Obras Públicas quando este visitou demoradamente a região (1893).

O Farol foi construído entre 1885-1893, e foi projectado por um autodidacta que levou de vencida os onze engenheiros que apresentaram plantas e maquetas.

O projeto do Farol da Barra foi iniciado em 1885 pelo Engenheiro Paulo Benjamim Cabral e concluído pela Engenheira Maria de Melo e Mattos (1893), e tendo sofrido grandes restaurações em 1929.

O Farol da Barra situado na praia da Barra é um dos ex-libris do Município de Ílhavo sendo visitado anualmente por milhares de turistas, que após uma subida de 288 degraus se deparam com uma das melhores paisagens costeiras do País.

Na data da sua construção foi o sexto maior do mundo em alvenaria de pedra, continuando a ser atualmente o segundo maior da Europa, e sendo considerado o 26.º mais alto do mundo, o Farol da Barra é o mais alto de Portugal e da Península Ibérica.

O foco exibe uma imponente torre cilíndrica com 62 metros de altura onde se situa a principal componente do farol, a sua potente lâmpada projeta um feixe luminoso visível a 23 milhas náuticas de distância permitindo-lhe projectar os raios de luz a cerca de 60 quilómetros de distância, interceptando os faróis da Figueira da Foz e de Leça da Palmeira.

Inicialmente a principal fonte luminosa era obtida por incandescência do vapor do petróleo e só mais tarde passou a ser alimentado por energia elétrica (1950)

A admirável obra do século passado passou a ser uma orientação para os vigias de toda a navegação evitando que estes naufragassem nos bancos de areia.

As embarcações da época eram frequentemente atraídas para terra devido à ilusão de afastamento provocada por uma costa muito plana com as primeiras elevações a grande distância do mar.

A principal componente do farol é a potente lâmpada, que projecta um feixe luminoso visível a 22 milhas náuticas de distância (cerca de 40 quilómetros).