Home > aveiro 

Edifício da Capitania

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localizada sob a Ria de Aveiro, na Gafanha da Nazaré, Canal do Côjo, cidade de Aveiro, centro de Portugal
 
O edifício era um moinho de maré, e foi construído no século XV, época a que remontam os arcos apoiados em estacas sobre as águas do canal, um dos seus elementos mais icônicos.

No ano de 1830 tornar-se-ia num edifício de apoio à fábrica de porcelana de José Ferreira Pinto Basto que foi também o fundador da reputada Vista Alegre.

No ano de 1903, Francisco Augusto da Silva Rocha reformou o edifício no traçado que ainda hoje se mantém, com referências neoclássicas e Arte Nova para alojar na altura a Escola de Desenho Industrial.

No século XX passou a ser conhecido como o Edifício da Capitania do Porto de Aveiro, tendo sido ainda residência do capitão do porto até 1992, com a construção do novo Porto de Aveiro na Gafanha da Nazaré todos os serviços de navegação passaram para este novo local.

Atualmente o edifício também conhecido como Casa dos Arcos, agora é a sede da Assembleia Municipal de Aveiro com uma galeria dedicada a exposições temporárias.

O edifício da antiga Capitania de Aveiro é considerado um dos mais significativos exemplos de arte nova na região de Aveiro e do país.

As obras que recentemente ocorreram neste espaço transformaram o edifício num grande simbolismo na Sala de Visitas da cidade (Câmara Municipal de Aveiro, 2003), e encontra-se aqui instalada a Assembleia Municipal de Aveiro.

A recuperação do imóvel foi um projeto da responsabilidade do Arquitecto Silva Dias, tendo sido inaugurado no dia 25 de Abril de 2004, para além da Assembleia também a instalação de salas de exposições temporárias.

No novo projeto de reabilitação assinado por Dias da Silva, a fachada Poente da Capitania foi recuperada mantendo o seu cromatismo bem como os elementos decorativos e a relação volumétrica com a cobertura.

A fachada Norte (na Avenida Dr. Lourenço Peixinho) foi reconstruída, e a fachada Sul beneficiou de um novo desenho com elementos decorativos relacionados com a fachada Poente (Câmara Municipal de Aveiro).
A Classificação deste edifício fica sob a Ria de Aveiro
 
Este Edifício passou a ser classificado como Imóvel de Interesse Público.