Home > aveiro 

Casas coloridas da Praia da Costa Nova

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localizada na Rua Quinta do Cravo, Gafanha da Encarnação, na Costa Nova do Prado, em Ílhavo, cidade de Aveiro, centro de Portugal
 
Ao visitar Aveiro tem que ver as casinhas coloridas da Praia da Costa Nova, pois além de lindas são fotogênicas, e pode tomar um café ou comer algum prato tradicional da região.

As pessoas podem ir de carro, bicicleta ou autocarro até a Praia da Costa Nova que fica a 13km do Centro Histórico de Aveiro.

Nos pontos da Costa Nova podemos visitar o Farol, a região das casinhas coloridas onde há vários quiosques espalhados, e comer o tradicional doce Tripa.

Essas casas eram utilizadas antigamente para guardar o material de pesca dos pescadores, uma lenda diz que as cores eram para identificarem as casas já que passavam muito tempo no mar.

Atualmente as casas são utilizadas para moradias, casas de férias, algumas foram transformadas em hospedagem, restaurantes e cafés.

As casas de riscas coloridas que se destacam num correr de habitações frente à ria de Aveiro é o local escolhido devido à proximidade das praias para as férias de muitos portugueses e turistas e tem ainda aqui muitos restaurantes com especialidade em peixes e mariscos.

O nome Costa Nova do Prado surgiu no início do século XIX para distinguir esta nova povoação piscatória da antiga, ou seja, da zona da praia de São Jacinto que até então era usada pelos pescadores, o nome “Prado” é acrescentado ao nome porque ali existia um local muito verdejante.

A 3 de Abril de 1808 foi feita a abertura da Barra de Aveiro depois de estar encerrada por um cordão de dunas, durante um século, aquele tornou-se o meio menos perigoso de os pescadores entrarem no mar e daí que aqui se tenham estabelecido com os seus barcos.

No período estival também altas figuras da sociedade vinham aqui a banhos para as praias, e para passeios no campo, e por aqui passaram nomes conhecidos como os de Eça de Queirós, Guerra Junqueiro ou Oliveira Martins.

A zona transformou-se numa estância balnear que assim se manteve até aos dias de hoje, ainda que noutros moldes.

Os visitantes podem caminhar, correr ou andar de bicicleta num passadiço e ciclovia junto da ria de Aveiro que liga a Ponte da Barra à Praia da Barra e à Praia da Vagueira.

Nas praias há desportos aquáticos variados como surf, canoagem, kitesurf, e diz-se que foi por aqui que nasceu a tradição da Tripa, daí que na marginal se multipliquem os quiosques que vendem esta doçaria (feita da chamada bolacha americana) com recheios variados.