Home > algarve 

Praia da Falésia (Albufeira)

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
A Praia da Falésia fica localizada entre as localidades de Albufeira e Vilamoura, concelho de Albufeira, Algarve, Sul de Portugal
 
Uma praia junto de uma enorme falésia com a particularidade de em certas zonas possuir uma cor avermelhada que se inicia na Praia do Barranco das Belharucas e se estende até Vilamoura sendo recomendável para nadar pois o areal não possui rochas.

Uma praia ladeada por uma série de falésias com tons ocres e brancos salpicados por várias zonas verdes de pinheiros que em conjunto criam uma espetacular panorâmica de grande beleza natural.

O areal é imenso num troço contínuo de areias com 5,5 km de extensão flanqueado por uma linha de arribas altas em tons fortes criando contrastantes jogos de cor com os verdes pinheiros-mansos.

A Praia da Falésia tem mais de 6 quilómetros de extensão e estende-se desde Vilamoura no Leste até Olhos de Água (perto de Albufeira) no Oeste.

Neste lugar, cerca de metade da praia em direcção à região de Albufeira está protegida por arribas de areia vermelha e laranja com pinheiros no topo e lindas flores no fundo como a frugal espinhosa rosa e os lírios da areia branca.

A praia é composta por duas partes bastante diferentes uma da outra: o lado oeste (perto de Olhos de Água) é famoso pelas altas falésias vermelhas.

Esta parte da praia também é chamada de Açoteias onde pode encontrar vários hotéis populares a poucos passos da praia.

O lado leste (em direção a Vilamoura) é denominado Alfamar em homenagem ao Alfamar Beach & Sport Resort e esta parte tem falésias mais baixas e quanto mais caminha para o leste mais baixos se tornam os penhascos.

A praia do lado leste é muito grande e as águas são rasas e durante a maré baixa pode caminhar cerca de 50 metros dentro da água o que torna a praia especialmente adequada para crianças.

No lado poente a arriba é altiva mas muito macia talhada em areias e argilas onde a chuva não tem dificuldade em gerar relevos sinuosos com ravinamentos profundos.

No lado nascente a arriba vai lentamente rebaixando e permanecendo esculpida e dá-se o desgaste da rocha que alimenta o areal fornece areia à praia.

Na base das arribas observe pequenos cones de areia onde se vão fixando as plantas típicas das dunas: narciso-das-areias, couve-do-mar, cravo-das-areias, trevo-de-creta e cardo-marítimo.