Home > algarve 

Parque Natural da Ria Formosa

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se no Centro de Educação Ambiental de Marim-Quelfes, cidade e concelho de Olhão, Algarve, Sul de Portugal
 
O Parque fica numa zona húmida, onde a Ria Formosa é formada por um labirinto de canais, ilhas, sapais e bancos de areia que se estende ao longo de 60 kms do litoral algarvio entre as Praias do Garrão e da Manta Rota.

O Parque Natural da Ria Formosa estende-se ao longo de 60 km da costa sul algarvia, entre a península do Ancão e a Manta Rota, na península de Cacela.

Nas duas penínsulas encontramos, de oeste para este, cinco ilhas: Barreta, Culatra, Armona, Tavira e Cabanas e estas ilhas constituem uma barreira que protege a laguna e a terra firme dos avanços do mar.

O Parque Natural abrange ainda uma estreita faixa terrestre, de campos agrícolas e florestais na envolvente do sistema lagunar.

A Ria Formosa é uma área vital para as aves como zona de invernada, nidificação, suporte de migrações ou habitat permanente, é também de salientar a sua importância no ciclo de vida de numerosas espécies de peixes, moluscos e crustáceos principalmente como zona de reprodução e alimentação.

A diversidade de ecossistemas atrai uma fauna variada que inclui numerosas espécies de aves como a galinha-sultana que é o símbolo do Parque Natural, se quiser admirar esta ave de plumagem vistosa e saber tudo sobre a área protegida comece a sua visita pelo Centro de Educação Ambiental de Marim que lhe indicará os trilhos pedestres mais apropriados e os observatórios onde se pode esconder para apreciar o dia-a-dia das várias espécies.

O Parque organiza também passeios numa barca tradicional antigamente utilizada na pesca do atum.

Uma das espécies mais simpáticas que aqui pode encontrar, é o cão de água português, é uma raça de cães de pêlo comprido que ajudam os pescadores na sua faina mergulhando e apanhando o peixe que fica preso nas redes.

Além da pesca, a extração de sal, a apanha de moluscos e bivalves são as actividades tradicionais das populações da Ria que criaram deliciosas especialidades gastronómicas como “a sopa de peixe” ou “o arroz de lingueirão” que poderá saborear tranquilamente nos restaurantes à beira-mar.

Os visitantes podem encontrar nas ilhas da Ria Formosa verdadeiros paraísos como as Ilhas de Faro, da Barreta, da Culatra, da Armona e de Tavira com extensos areais pouco frequentados.

O turista pode visitar a Cacela Velha que é uma vila branca com um património histórico notável, subir à fortaleza, e olhar ao seu redor a paisagem em que se misturam os azuis da ria, do mar e do céu é simplesmente deslumbrante.
Centro de Educação Ambiental de Marim
 
O Centro de Educação Ambiental de Marim e sede do Parque, é um espaço vocacionado para a interpretação do território do Parque Natural e para a educação ambiental.

O Centro está instalado numa antiga quinta com cerca de 60 hectares, e dispõe de um centro interpretativo equipado com áreas de exposição, auditório e salas para atividades de educação ambiental.

No exterior desenvolve-se um trilho circular (3 km que inclui 19 estações interpretadas com painéis: as dunas, o sapal, os viveiros de bivalves, dois observatórios de aves, o moinho de maré, os tanques de salga romanos ou o centro de recuperação de animais selvagens.

Ao longo do percurso o visitante fica a conhecer a maioria dos habitats que compõem o Parque Natural da Ria Formosa, e alguma da sua fauna e flora e a marca dos homens na paisagem.