Home > algarve 

Caique Bom Sucesso

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se na Avenida 5 de Outubro, Cidade de Olhão, Algarve, Sul de Portugal
 
No dia 6 de julho de 1808, um grupo de pescadores olhanenses embarcou no Caíque Bom Sucesso, que é um barco de pesca com duas velas e cerca de 20 metros de comprimento por 5 metros de largura e atravessou o oceano atlântico para informar o Rei D. João VI então refugiado no Brasil que a população de Olhão havia conseguido expulsar os invasores franceses.

O rei concedeu o foral de “Villa da Restauração” a Olhão como recompensa por tão bravo feito, este feito fez com que a cidade de Olhão se tornasse administrativamente independente de Faro.

A réplica do Caíque Bom Sucesso encontra-se presentemente ancorada na marina de Olhão junto ao mercado.

A Cidade de Olhão é considerada o maior porto de pesca da região do Algarve, ocupando uma área costeira estrategicamente importante habitada desde os tempos pré-históricos.

A vila tornou-se um grande centro de pesca no século XVII, quando uma enorme fortaleza protegia este trecho da costa e desencorajava ataques de piratas.

Hoje em dia, a marina é bem organizada e serve tanto para barcos de pesca comercial quanto para barcos de recreio.

Olhão continua a ser uma cidade agradável, com ruas calcetadas, jardins frescos, esplanadas e uma igreja com uma estrutura de pedra simples, mas elegante construída há mais de três séculos com contribuições dos pescadores locais.

O Caíque Bom Sucesso é uma réplica do navio que deixou o Brasil no ano de 1808, para informar o rei João VI da revolta popular que levou à expulsão das tropas de Napoleão.

O barco situa-se no porto perto dos mercados locais, e de abril a outubro os visitantes podem fazer viagens para a Ria Formosa.

O Caíque Bom Sucesso é uma embarcação de pesca e transporte de mercadorias que fez história em Olhão.

O Caíque que hoje podemos ver, é uma réplica do original, e está ancorado na Ria Formosa entre os Mercados de Olhão.