Home > alentejo 

Serpa

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Serpa é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito de Beja, região do Alentejo e sub-região do Baixo Alentejo com cerca de 14.000 habitantes, Portugal
 
O município de Serpa está dividido em 5 freguesias: Brinches, Pias, Serpa (Salvador e Santa Maria), Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo e Vila Verde de Ficalho.

O município é limitado a norte pelo município da Vidigueira, a nordeste por Moura, a leste pela Espanha, a sul por Mértola e a oeste por Beja.

Os solos característicos da peneplanície onde se encontra Serpa são profundos, derivados de rochas eruptivas básicas do complexo gabro-diorítico da região de Beja rico em fósforo contendo elevadas proporções de argila (barro) e de elevada produtividade.

Na cidade de Serpa podem-se distinguir três espaços geomorfológicos distintos: o primeiro corresponde às terras de barros que envolve a cidade e o seu termo imediato, e o segundo compreendendo os relevos ondulado de solos pobres e xistosos da chamada serra de Serpa situada a sul do município entre o rio Guadiana e o rio Chança.

O terceiro definido pelo relevo residual formado por três cristas paralelas de calcário metamórfico com orientação hercínica NNW-SSE que se estendem desde a fronteira atingindo uma altitude máxima de 518 metros na Serra de Ficalho.

Serpa era já povoada antes do domínio dos Romanos contudo foram estes que fomentaram o desenvolvimento do município em especial a nível agrícola.

No ano de 1166 Serpa foi conquistada aos mouros por D. Afonso Henriques tendo sido perdida por várias vezes nas constantes lutas da Reconquista.

Serpa foi definitivamente constituída como concelho por D. Dinis que também mandou reconstruir o seu castelo e cercar Serpa por uma cintura de muralhas em 1295.

No ano de 1513 Serpa recebe a carta de foral de D. Manuel que antes de ser rei tinha sido senhor de Serpa e o foral insiste principalmente na carga fiscal.

A leitura do foral manuelino sugere que Serpa era no início do século XVI um povoado onde persistia a pastorícia como atividade de grande relevância mas em que o artesanato e a atividade comercial atingem um alto nível desenvolvimento.

No ano de 1674 o príncipe regente e futuro rei D. Pedro II confere à vila o título e os privilégios de "Vila Notável" justificados pelo número de moradores (+ de 1500), nobreza das gentes saindo dela muitos homens insignes tanto nas letras como nas armas e pela posição militar estratégica que ocupava e elevada à categoria de cidade em 26 de Agosto.

As atracões principais são:  o Castelo de Serpa, a Igreja Matriz de Serpa (Igreja de Santa Maria), o Museu do Relógio, a Torre do Relógio, as Escadas de Santa Maria, o Palácio dos Condes de Ficalho, o Museu Etnográfico de Serpa, o Aqueduto de Serpa, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e a Ribeira de Enxoé.