Home > alentejo 

Elvas

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Elvas é uma cidade raiana portuguesa do distrito de Portalegre, na região do Alentejo e na sub-região do Alto Alentejo, Portugal
 
A Cidade de Elvas tem 16 084 habitantes (2021), e esta subdividido em 7 freguesias: União das Freguesias de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso (urbana), União das Freguesias de Caia, São Pedro e Alcáçova , Santa Eulália, São Brás e São Lourenço, São Vicente e Ventosa, União das Freguesias de Barbacena e Vila Fernando e União das Freguesias de Terrugem e Vila Boim.

Os godos e os celtas terão sido os primeiros povoadores desta autêntica "cidade-fortaleza" que hoje se estende para além das suas muralhas em forma de estrela.

Em 714 os Árabes conquistaram-na e deram-lhe o nome "al-Bash" deixando tantas marcas da sua presença que algumas ainda perduram até aos nossos dias.

No reinado de D. Afonso Henriques mais precisamente em 1166 Elvas foi conquistada aos mouros pela primeira vez.

Elvas foi reconquistada de novo pela cristandade, sendo integrada definitivamente em território português por D. D.Sancho II em 1229.

O primeiro foral terá sido concedido por D. Afonso Henriques e na reconquista ter-lhe-á sido outorgado um segundo foral por D. Sancho II.

Um novo foral em 1513 concedido por D. Manuel I de Portugal que marcou a elevação de Elvas à categoria de cidade.

A 14 de janeiro de 1659 as suas linhas de muralhas e o forte de Santa Luzia tiveram um papel defensivo importante no desfecho da Guerra da Restauração na Batalha das Linhas de Elvas.

Elvas é uma das cidades mais quentes na época de Verão e por diversas vezes a mais quente.

Elvas é uma cidade de carácter fortemente turístico e classificada como Património Mundial da Humanidade da UNESCO e é visitada anualmente por milhares de pessoas.

As atrações turísticas de Elvas: Castelo de Elvas, Pelourinho de Elvas, Jardim Municipal de Elvas, Castelo de Fontalva, Forte de Nossa Senhora da Graça, Forte de Santa Luzia, Igreja de Nossa Senhora da Assunção (Antiga Sé de Elvas), Santuário do Senhor Jesus da Piedade, Igreja das Domínicas, Casa da Cultura de Elvas, Igreja do Salvador, Parque da Piedade, Arco de Santa Clara, Convento e Igreja de São Domingos (Elvas), Igreja de São Pedro (Elvas), Igreja de Santa Maria de Alcáçova, Aqueduto da Amoreira, Batalha das Linhas de Elvas, Ponte de Nossa Senhora da Ajuda, Porta da Alcáçova (Arco do Miradeiro), Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), Praça-forte de Elvas, Museu de Arqueologia e Etnografia, Monumento aos Bombeiros, Portas de São Vicente, Museu Militar de Elvas, Cemitério dos Ingleses, Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro, Estádio Municipal de Elvas, Escola Secundária D. Sancho II de Elvas, Coliseu Comendador Rondão Almeida, Albufeira da Barragem do Caia, Lago Alfarofia, Fortim de São Domingos e Portas de Olivença.